TheFork com inteligência artificial: já é possível encontrar restaurantes e reservar mesa com o ChatGPT

Podemos experimentar esta nova forma de interacção de três maneiras: na app do TheFork, na do ChatGPT ou no site da OpenAI.

©Ali Inay | TheFork
©Ali Inay

A IA entrou em força nesta app: agora, podemos pedir para marcar mesa com descontos num restaurante, tendo em conta o sítio e o tipo de comida.

Em Fevereiro, o TheFork tinha anunciado que estava a fazer testes com a plataforma da OpenAI para ajudar na reserva de restaurantes, embora apenas na versão Web do site, no Reino Unido. Dez meses depois, a funcionalidade chega a Portugal.

Quem usar o ChatGPT, nas versões app mobile e Web, pode agora ligar a app do TheFork a este assistente de IA. No primeiro caso, é preciso entrar nas ‘Definições’ > ‘Apps’ > ‘Navegar apps’ procurar por ‘thefork’, escolher esta opção e tocar em ‘Ligar’; no segundo, o menu ‘Apps’ está logo visível na coluna da esquerda.

Sempre que quisermos interagir com o TheFork através do ChatGPT, é preciso tocar no ‘+’, ao lado do campo onde escrevemos a instrução, e deslizar para baixo até encontrarmos esta app. Surge uma indicação de que a estamos a usar numa conversa, bastando fazer um pedido para encontrar restaurantes. No nosso teste, a experiência não correu bem, uma vez que o nosso pedido devolveu um erro que impediu a app de mostrar os restaurantes.

©TheFork / TRENDY Report | ChatGPT
©TheFork / TRENDY Report

Contudo, também é possível usar este recurso na própria app do Thefork: ao lado do campo de busca, está um botão em tons rosa com duas estrelas brancas. Ao tocar aqui, podemos fazer pedidos a este ChatGPT adaptado. Um dos principais será encontrar um restaurante num determinado local, com desconto, para jantar ou almoçar no mesmo dia.

Se não especificarmos uma hora ou número de pessoas, aparece o habitual menu do TheFork onde temos de indicar estes dados. Passados uns segundos, a app mostra uma selecção dos restaurantes; a partir daqui, o ChatGPT deixa de actuar, uma vez que temos de ser nós a escolher a hora (mesmo que tenhamos especificado) e a concluir a reserva.

©TheFork / TRENDY Report | ChatGPT
©TheFork / TRENDY Report

A app refere que a experiência é a de uma conversa «intuitiva» e que «escolher um restaurante torna-se tão fácil como falar com um amigo»; contudo, de acordo com o teste que fizemos, não há propriamente uma troca de palavras entre nós e app.

Sempre que damos uma instrução para fazer uma reserva, o ChatGPT do TheFork devolve-nos apenas as opções que encontrou e não texto: ou seja, podia haver uma resposta mais pessoal, que criasse mesmo uma conversa entre app e utilizador, mas não é isso que acontece.

Na verdade, há até resultados um pouco ao lado: quando pedimos que nos mostrasse restaurantes de sushi apenas na zona de Benfica (Lisboa) com classificação superior a 9, o TheFork mostrou-nos opções em Sintra, Carcavelos e Odivelas, entre outros locais que nada têm que ver com o nosso pedido (imagem em baixo).

©TheFork / TRENDY Report | ChatGPT
©TheFork / TRENDY Report

O melhor será, para já, dar instruções simples de marcação de restaurantes e não inventar muito, dado que o ChatGPT do TheFork nos parece algo limitado. Resta dizer que quem usar a plataforma Web da OpenAI pode ligar o TheFork no menu ‘Apps’ e que este recurso não está disponível no site.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].