Festa do Cinema Francês chega à Cinemateca com um ciclo dedicado a Alain Delon

Alain Delon faleceu há precisamente um ano: foi a 18 de Agosto de 2024.

©Il Sorpasso | Alain Delon
©Il Sorpasso

O actor francês, considerado uma das principais estrelas do cinema europeu das décadas de 1960 e 1970, vai ter direito a uma retrospectiva com vinte filmes.

A Cinemateca vai receber um ciclo dedicado a Alain Delon, durante o mês de Outubro, no âmbito da edição de 2025 da Festa do Cinema Francês; este ano, o tema é Nouvelle Vague, um movimento francês do final da década de 1950 e início da de 1960.

Delon começou a ganhar notoriedade em filmes como ‘Plein Soleil’ (1960), uma adaptação do romance ‘O Talentoso Ripley’ (Patricia Highsmith, 1955), e consolidou a sua carreira com títulos como ‘Rocco e os Seus Irmãos’ (1960) e ‘O Leopardo’ (1963), este último dirigido por Luchino Visconti.

Foi também conhecido por interpretar papéis em filmes policiais, como ‘Le Samouraï’ (1967), de Jean-Pierre Melville, que se tornou emblemático da sua «presença felina e magnética, por vezes simplesmente silenciosa», lembra a Il Sorpasso, que organiza, pela primeira, vez a Festa do Cinema Francês.

Ao todo são 21 filmes para ver na Cinemateca, em Lisboa, nesta restrospectiva dedicada a Alain Delon, que faleceu há precisamente um ano. A programação integral da Festa do Cinema Francês 2025 será «revelada muito brevemente», garante a organização.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].