‘We the Surfers’: o grande vencedor do Portuguese Surf Film Festival 2025 veio da Libéria

Na edição deste ano, apenas houve um filme português a ganhar um prémio.

©Hand Studio | We the Surfers
©Hand Studio

O Portuguese Surf Film Festival distinguiu doze filmes, dois dos quais com Menções Honrosas. A edição de 2026 já foi confirmada.

‘We the Surfers’ (na foto), um filme de Arthur Bourbon sobre a criação de um clube de surf numa aldeia costeira da Libéria, foi o grande vencedor da edição de 2025 do Portuguese Surf Film Festival. O prémio de ‘Melhor Curta’ foi para ‘Buoyancy: a Surf Story From Taiwan’, de Jonis Strom.

O único filme português distinguido nesta edição do PSFF foi ‘Identidade’, um filme de Sara Guix Ortigosa sobre a Ericeira que, sem grandes surpresas, ganhou na categoria ‘Best Ericeira’. Já as duas Menções Honrosas foram atribuídas a ‘Maya and the Wave’ (Stephanie Johnes) e ‘Modo Avión’ (Garazi Sanchez).

Aqui fica a lista com os restantes vencedores, onde, em relação a 2024, desaparecem dois prémios – ‘Best Poster’ e ‘Best of the Year’:

Women in Surf Films:Ceibo‘ (Lucy Small, Maddie Meddings)
Best Cinematography:Teranga, Route Pour Dakar‘ (Charly Merceron & Yann Defay)
Best Editing:In Search for Volcano Island‘ (Ben Weiland)
Impactful Story:Momento‘ (Gabriel Ingber e Guiga Schwartz)
Best Sustainability:The Big Sea‘ (Lewis Arnold)
Best Soundtrack:From Dust to Dream‘ (Pedro Scansetti)
Audience Award:Rythym‘ (Ryan Le Garrec)

Na sessão de encerramento do festival, a organização confirmou ainda a edição de 2026 do Portuguese Surf Film Festival.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].