A «representação da mulher nos filmes de terror» vai ser o tema principal do MOTELX 2025

Uma das novidades desta edição é a atribuição do Prémio Noémia Delgado; Gale Anne Hurd é a primeira vencedora.

©Cinemateca Portuguesa | Noemia Delgado
©Cinemateca Portuguesa

A 19.ª edição do MOTELX tem várias novidades nas secções e prémios; este ano, há mais de 130 filmes para ver durante sete dias, no cinema São Jorge.

À beira de comemorar o número redondo das vinte edições, o MOTELX vai ser, pela primeira vez, dedicado à «representação da mulher no cinema» de terror. Para reforçar esta abordagem, a organização criou o ‘Prémio Noémia Delgado para Mulheres Notáveis no Terror’, em homenagem à realizadora portuguesa (foto de destaque), que se distinguiu na corrente do Novo Cinema.

Este primeiro prémio será atribuído a Gale Anne Hurd, produtora que participou em filmes como ‘Exterminador Implacável’, ‘Aliens’, ‘Armageddon’ e na saga ‘Walking Dead‘. A presença feminina no MOTELX ganha ainda vida com o ciclo ‘O Baile das Bruxas’, na secção ‘Quarto Perdido’.

Nos filmes nacionais que vão fazer parte das mais de oitenta sessões do MOTELX 2025, destacam-se ‘Sombras’ (a primeira longa de terror de Jorge Cramez), ‘A Pianista’ e ‘Crendices – Quando o Medo Vem das Crenças’; ao todo serão «três longas, 22 curtas-metragens e cinco reposições». Do lado do cinema internacional, estão garantidos os filmes ‘The Ice Tower’, ‘Death of a Unicorn’, ‘Opus’, ‘Enterre Seus Mortos’, ‘A Useful Ghost’ ou ‘Zero’.

©Ar de Filmes | Sombras
©Ar de Filmes| A primeira longa-metragem de terror de Jorge Cramez tem como protagonista Victoria Guerra.

Este ano, o MOTELX estreia a secção Suite 13, onde serão «aprofundadas filmografias de alguma forma desacreditadas no seu tempo e que na actualidade se reciclam sob diferentes perspectivas». Herschell Gordon Lewis, conhecido como o ‘Padrinho do Gore’, vai ser o realizador em destaque nesta primeira edição.

A Suite 13 junta-se, assim, a iniciativas já clássicas deste festival de cinema de terror de Lisboa: ‘Melhor Curta de Terror Portuguesa’ (com doze filmes em competição), ‘Méliès d’Argent – Melhor Curta Europeia’, ‘SectionX’ (cinema underground, experimental e de vanguarda) e o ‘Melhor Guião de Terror Português‘ (seis argumentos a concurso e um prémio de dois mil euros).

Como é habitual, também a 19.ª edição do MOTELX vai ter direito a eventos de warmup: vão ser três dias de aquecimento, sendo que o local e datas serão «anunciadas brevemente». Todas as informações e programação podem ser vistas no site oficial do festival.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].