Mercado saturado: 5 estratégias simples para se diferenciar da concorrência

©GiftCampaign
©GiftCampaign

No atual panorama empresarial, realizar ações eficazes que possam trazer novos clientes para a empresa pode ser uma tarefa bastante complicada. As barreiras de entrada são cada vez menos restritivas em praticamente qualquer setor, sobretudo porque os ambientes online permitem iniciar qualquer atividade sem a necessidade de investir em infraestruturas.

Posto isto, torna-se praticamente indispensável contar com alternativas que permitam diferenciar a marca, a um baixo custo e que ofereçam um bom nível de rentabilidade. De seguida, são apresentadas várias estratégias simples, adequadas especialmente para pequenas e médias empresas.

Considerações a ter em conta antes de as executar:

Definir muito bem qual é o diferencial competitivo, o que torna o negócio diferente dos restantes.
Qual é, realmente, a imagem de marca que se pretende transmitir? É coerente com a atividade?
Se existem recursos, a nível de tempo como de pessoas, para realizar de forma eficaz qualquer uma das ações propostas.

1.
Dia de portas abertas

Geralmente, este dia realiza-se na inauguração de um negócio, no entanto, também pode ser feito se houver alguma mudança importante (na imagem do espaço, lançamento de um novo serviço ou produto…).

Num dia de portas abertas, o espaço fica disponível para qualquer vizinho ou pessoa interessada que queira saber mais sobre o negócio. A ideia é que possam passear pelo local, que lhes seja oferecida comida e/ou bebida para que permaneçam por algum tempo, e para que o proprietário e os colaboradores possam explicar detalhadamente a oferta de produtos e serviços da sua empresa.

Tudo isto num ambiente mais descontraído e informal, afastando-se do ambiente estritamente profissional, de forma a criar laços e relações de confiança antes de iniciar qualquer atividade.

Portanto, não servirá apenas para atrair novos clientes, mas também para demonstrar proximidade e confiança junto de qualquer pessoa interessada.

2. Participar em eventos do setor

Por um lado, pode ser como expositor — ou seja, montar um stand na feira e participar ativamente para dar a conhecer a empresa. No entanto, isto geralmente requer um orçamento elevado (exceto se for um evento local, ao nível do município, que, por norma, são mais económicos).

Assim, a alternativa é participar em eventos relacionados com o setor, mas como visitante. Além disso, fica o seguinte conselho: não dê apenas atenção a que expositores estarão presentes, mas pense se o público desta feira poderá ser do seu interesse.

Ou seja, é possível que o evento não esteja diretamente relacionado com a atividade da empresa, mas que os participantes possam ser potenciais clientes. Portanto, mesmo participando numa feira ou congresso que não seja exatamente do setor, podem surgir novas oportunidades de criar contactos, tanto com os participantes como com outras empresas.

Aproveite a ocasião para fazer networking e tornar a marca conhecida.

3. Dicas práticas para redes sociais

Uma ação de baixo custo, muito útil, que permitirá trabalhar a imagem da marca e, ao mesmo tempo, ajudar o público-alvo, é oferecer conselhos nas redes sociais.

Mostrar que se é especialista na área e que não se pretende, simplesmente, vender um produto.

Demonstrar ao público que há vontade de ajudar, transmitir proximidade e adaptar a forma de comunicar de acordo com a imagem que se pretende projetar.

Inclusivamente, caso sejam recebidas perguntas através das redes sociais, pode-se aproveitar a plataforma para criar vídeos apenas a responder a essas dúvidas frequentes. Desta forma, a relação com os utilizadores será mais humanizada.

4. Oferecer brindes ao público

Quem não gosta de receber um brinde? Uma forma económica de estreitar relações, potenciar as vendas e, ao mesmo tempo, ser diferente e trabalhar a imagem da empresa é através da oferta de artigos publicitários.

Seja como parte de uma promoção, numa campanha de marketing ou para recompensar a fidelidade dos seus melhores clientes, a ideia é oferecer um objeto com o logótipo da empresa.

No entanto, não é suficiente um artigo qualquer: é importante pensar no que o público-alvo poderá valorizar mias e utilizar efetivamente, o que fará com que outras pessoas vejam o logótipo impresso e que haja publicidade indireta.

Além disso, recomenda-se a escolha de um brinde que se destaque e fuja do convencional. Por isso, é aconselhado explorar o catálogo de artigos publicitários originais para tirar algumas ideias.

5. Promover os valores da empresa

Esta recomendação complementa as anteriores, já que qualquer uma das ações pode ser utilizada para promover os valores da empresa.

O negócio identifica-se com a sustentabilidade? É solidário com determinados grupos desfavorecidos? Aposta na poupança de recursos hídricos nos processos? Qualquer momento é bom para comunicar isso ao público.

Por exemplo, um brinde publicitário fabricado com materiais sustentáveis transmite a mensagem de que a empresa se preocupa com o meio ambiente.

Também, se houver participação num evento ou organização de um dia de portas abertas, é possível aproveitar para falar sobre ações solidárias já realizadas ouplaneadas. Isso pode ajudar a fortalecer relações com outros negócios semelhantes.

Por fim, ao criar conteúdo para as redes sociais, pode-se incentivar os seguidores a realizarem pequenas ações que ajudem outras pessoas.

Estas são algumas ideias gerais, de baixo custo, que podem ser aplicadas em todo o tipo de pequenas e médias empresa.

Lembre-se: antes de iniciar qualquer ação, o ideal é ter claro o que se pretende comunicar, qual a forma mais eficaz de o fazer e se o público estará recetivo ao método escolhido.

 

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.