Festival Termómetro volta a medir a temperatura aos novos nomes da música feita em Portugal

Como sempre, aos concertos de novas bandas (sempre em dose tripla), juntam-se actuações de nomes já conhecidos do panorama musical português.

©Vera Marmelo | Termometro
©Vera Marmelo

À beira das trinta edições, este festival avança para mais uma temporada de concertos. Em 2025, o Termómetro passa por oito cidades.

O festival criado em 1994 por Fernando Alvim está de volta à estrada para revelar mais nomes emergentes da música feita em Portugal. O Termómetro 2025 tem confirmados 24 nomes e arranca já na próxima semana, a 21 de Março, em Aveiro.

Como sempre, aos concertos de novas bandas (sempre em dose tripla), juntam-se actuações de nomes já conhecidos do panorama musical português. A estreia é com Halstillechoes, aMijas e Jupiter; os Conferência Inferno a são a banda convidada.

©Festival Termómetro | 2025
©Festival Termómetro

O 29.º Termómetro segue, depois, para, Guimarães, Porto, Loures, Oeiras, Arruda dos Vinhos, Odemira e Mealhada. Nestes concertos serão apuradas três bandas, que vão disputar a conquista do prémio, uma actuação no NOS Alive, no Bons Sons 2026 e no Vodafone Paredes de Coura.

Além destas actuações garantidas nos três festivais, a banda vencedora ganha ainda a «produção de um videoclip e dez horas de gravação em estúdio». A grande final é em Lisboa, a 17 de Maio, no LAV, com os Ganso. A organização preparou uma playlist no Spotify com os nomes desta edição.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].