Palácios de Queluz e de Sintra abrem portas às visitas encenadas; uma das anfitriãs é a rainha D. Maria Pia

Estas visitas acontecem sempre nos primeiros e últimos Sábados de cada mês; os bilhetes custam 14 euros.

©PSLM / José Marques Silva - Palácio de Sintra
©PSLM / José Marques Silva

As visitas encenadas são uma forma mais «imersiva» de conhecer monumentos: o conceito passa por ter um actor, que encarna uma «personagem histórica», a fazer de cicerone.

Os Palácios Nacionais de Queluz e de Sintra anunciaram uma nova forma de conhecer os espaços e a história destes monumentos: as visitas encenadas, uma experiência que «leva os visitantes a abandonar o tempo presente e a mergulhar no passado», diz a Parques de Sintra.

No Palácio Nacional de Queluz (Enigmas do Palácio), a proposta passa por ter a experiência de conhecermos a corte do séc. XVIII, com «figuras setecentistas que interagem com os participantes». No de Sintra (No Palácio de Sintra com a Rainha), os visitantes vão poder «regressar à viragem do século XIX para o século XX, na companhia da rainha D. Maria Pia».

Em Queluz, as visitas encenadas estão sempre agendadas para os últimos Sábados de cada mês, sempre às 10 horas; já em Sintra, fica reservado o primeiro Sábado, com as experiências a começarem às 11 horas. Os bilhetes podem ser comprados no site da Parques de Sintra.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].