IMT, Meo, CTT, Worten e CTT Expresso: estas foram as marcas campeãs das queixas em 2024

Em média, houve 614 queixas por dia e um aumento de 10,7% em relação a 2023 - no total, o Portal da Queixa recebeu 224 256 reclamações.

©TRENDY Report | Imagem gerada por IA
©TRENDY Report / Imagem gerada por IA

O Portal da Queixa fez o balanço das reclamações recebidas em 2024: esta plataforma diz ter recebido «mais de 220 mil reclamações». A Digi foi a marca mais procurada.

Em média, houve 614 queixas por dia e um aumento de 10,7% em relação a 2023 – no total, o Portal da Queixa recebeu 224 256 reclamações. Estes são os números gerais, e que são um «recorde», da actividade registada por esta plataforma ao longo de 2024.

Os serviços de correio, públicos e telecomunicações são os que mais estiveram na mira dos consumidores, com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, a Meo, os CTT, a Worten e os CTT Expresso a ocuparem o top 5.

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes foi mesmo a marca com o maior número de reclamações registada em 2024: apesar de o Portal da Queixa não revelar número concretos, o IMT foi «dez vezes a marca mais reclamada do mês». Ainda assim, a categoria ‘Correio, Transporte e Logística’ foi a que recebeu o meior número de queixas: 29 134 (13% do total).

No relatório enviado pelo Portal da Queixa às redacções, ficamos ainda a saber que a categoria ‘Beleza, Estética e Bem-Estar’ foi a que mais crescer em reclamações relativamente a 2023 (50,5%) e que está mais bem classificada na ‘Taxa de Solução’ é a de Hiper e Supermercados, com 82,1 %.

Finalmente, o Portal da Queixa revelou que a marca mais pesquisada, em 2024, foi a Digi, que entrou em Portugal em Novembro. Em dois meses, a operadora romena registou mais de quatrocentas reclamações.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].