A ideia foi de Tehani Nguyen, uma estudante francesa de dezasseis anos que está em Lisboa desde os oito. O Future World Film Festival já tem inscrições abertas e chega ao São Jorge em Junho.
Lisboa vai assistir ao nascimento de um novo festival de cinema dedicado a curtas-metragens feitas por crianças e adolescentes entre os doze e os dezassete anos. O World Future Film Festival tem como objectivo fazer com que esta geração de jovens tenha «oportunidade de fazer ouvir a sua voz».
O festival não mete restrições aos temas nem à forma como os filmes submetidos a concurso são gravados – a organização incentiva, mesmo, a que sejam usados «simples telemóveis». Entre as únicas regras principais está, além da idade, o tempo: a obra tem de ter entre dois e trinta minutos. Para submeter os vídeos, é usada a plataforma FilmFreeWay.
As inscrições estão abertas até 17 de Março e o anúncio das curtas seleccionadas acontece a 17 de Abril. Dois meses depois, o World Future Film Festival chega ao São Jorge, para entregar os prémios e passar os filmes dos vencedores. Entre as categorias, estão a de ‘Melhor Curta-Metragem’ ou a de ‘Melhor Curta-Metragem Documentário’.