Cinema São Jorge comemora 75 anos com filmes clássicos, um cine-concerto, workshops e uma visita guiada

Para dar o pontapé de saída deste aniversário, foi escolhido o filme 'A Quimera do Ouro', de Charles Chaplin.

©José Frade | São Jorge
©José Frade

Inaugurado em 1950, o São Jorge é a sala de cinema, por excelência, de Lisboa. Os seus 75 anos vão ser assinalados com uma programação especial e gratuita entre 24 de Fevereiro e 2 de Março.

Aquela que é, ainda, a maior sala de cinema de Portugal (a Manoel de Oliveira, com 827 lugares) faz 75 anos em 2025 e preparou um ciclo de cinema para assinalar a data. O primeiro filme a passar é precisamente no dia em que aconteceu a sua abertura ao público 1950: 24 de Fevereiro.

Contudo, houve, na verdade três inaugurações, como de resto, o São Jorge conta no seu site oficial: a primeira, a 22 de Fevereiro, foi «dedicada a toda a equipa que fez parte da construção e alguns convidados», com uma sessão do filme Os Sapatos Vermelhos (1948, dos britânicos Michael Powel e Emeric Pressburguer).

A segunda contou com a presença das «grandes figuras do Estado» e aconteceu a 23 de Fevereiro. Este é considerado o dia da grande gala inaugural» e, mais uma vez, foi passado o filme ‘Os Sapatos Vermelhos’. Para começar esta comemoração dos 75 anos, o São Jorge acabou por não escolher nenhuma destas duas datas e optou, assim, pela da abertura oficial ao público.

©A Quimera do Ouro
©DR

Para dar o pontapé de saída deste aniversário, foi escolhido o filme ‘A Quimera do Ouro’, de Charles Chaplin (imagem em cima), com início marcado para as 21 horas e em formato cine-concerto, com música a cargo da Lisbon Film Orchestra.

Na programação estão ainda os clássicos do cinema ‘O Último Tango em Paris’, ‘A Grande Evasão’, ‘Roma’, ‘Um Violino no Telhado’ e ‘Um Dia em Nova Iorque’; aos filmes, juntam-se o workshop Oficina STOP! Animação! (dias 1 e 2 de Março) e uma visita guiada aos bastidores do São Jorge (1 de Março).

Resta dizer que todas as sessões são de acesso livre, embora seja preciso levantar um bilhete no próprio dia, no Cinema São Jorge; participar nas oficinas e na visita guiada também é gratuito, através de uma inscrição pelo email [email protected].

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].