Em Belém, o Po Tat acena com uma nova carta onde a cozinha portuguesa de funde com a asiática: um dos resultados é a Presa de Porco Alentejano Grelhada com Marmelos Shio Koji e Alface Espargo.
«Desde as entradas às sobremesas, as propostas são uma autêntica homenagem à diversidade cultural e gastronómica portuguesa e pan-asiática» – é assim que o chefe André Santos, que lidera a cozinha do Po Tat (onde têm acontecido jantares vínicos, nas últimas semanas), descreve a nova carta do restaurante do Palácio do Governador.
Este hotel de Lisboa anunciou a entrada em cena da carta de Inverno, que acaba por segui um conceito em linha com o ADN deste hotel: virado para a diáspora, que levou os portugueses à Ásia, no séc. XVI. «Cada prato é uma viagem pelos sabores singulares de Portugal e do Oriente», justifica o chef.
Para começar, e numa ideia de partilha, o Po Tat sugere Croquetes de Arroz e Maionese de Alho Fermentado, Tiradito de Barriga de Atum e Ovo Ramen com Aioli de Atum e Alcachofra. O Wok de Lulas com Cherovias, Algas e Alho Selvagem (na foto) é outra das opções, para entrada.
Nos pratos principais, destacam-se a Presa de Porco Alentejano Grelhada com Marmelos Shio Koji e Alface Espargo, o Donburi de Beringela com Pesto de Caju e Dengaku ou o Ribeye de Novilho Grelhado com Puré de Batata e Molho Bulgogi. Para sobremesa, o chef recomenda o «exótico» Gelado de Arroz Negro, Manga, Curcuma e Merengue de Yuzu.
As reservas para o Po Tat podem ser feitas pelo 963 637 239 ou pelo e-mail [email protected].