Fnac com nota negativa a matemática: campanha de regresso às aulas erra no Teorema de Pitágoras

No original, esta equação matemática diz-nos que o quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos.

©Fnac | Regresso as Aulas
©Fnac

A Fnac tem uma campanha de regresso às aulas cujos materiais de marketing mostram várias fórmulas matemáticas: uma delas está errada.

Nas lojas Fnac podem ser vistos vários pontos de comunicação, que chamam a atenção para a campanha de regresso às aulas, com um erro. Aqui, temos fórmulas que estão na base do conceito para este ano: ‘A Fnac simplifica contas no regresso às aulas e apresenta equação para a poupança’.

Contudo, a equação que representa o Teorema de Pitágoras está errada: em vez de mostrar que o quadrado da medida da hipotenusa (C2) é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos (A2+B2), o que a versão da loja diz é que o quadrado de um dos catetos é igual à soma do quadrado do outro cateto e o da hipotenusa, o que não faz sentido.

©DR / Reprodução X - Fnac Aulas
©DR / Reprodução X

Já hoje, a Fnac assumiu o erro com um post no X, onde também adiciona um meme (conhecido por ‘confused woman’, cuja protagonista é a actriz brasileira Renata Sorrah) que também serviu de inspiração para o vídeo da campanha.

No filme, uma mãe vai com a filha às compras à Fnac e, depois de o funcionário lhe dizer os preços de todos os produtos, fica confusa por uns segundos, por não conseguir fazer contas de cabeça. É neste momento que se copia a ideia do meme, mostrando várias equações sobre a imagem da cada da mãe (GIF de destaque).

©X / Fnac
©X / Fnac

Esta campanha está activa até ao final de Setembro e foi criada pela agência Judas e pela produtora Hand Creative Chain: «Cada peça de comunicação foi criada para ajudar os pais a decifrar a “equação” certa da poupança, posicionando a Fnac como a parceira ideal neste regresso às aulas», conclui a marca.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].