Entrada em museus, monumentos e palácios passa a ser grátis para todos os residentes em Portugal

Esta medida, que já tinha sido anunciada em Maio, entra agora em vigor de forma oficial.

©Ministério da Cultura | Palácio Nacional de Mafra
©Ministério da Cultura

O Ministério da Cultura anunciou uma nova medida para incentivar a visita de museus, monumentos e palácios: uma entrada grátis por semana em todos os locais de tutela pública.

Ao todo, são 38 equipamentos culturais em 21 cidades e vilas de Portugal: a partir de hoje, todos estes museus, monumentos e palácios passam a poder ser visitados de forma gratuita por «cidadãos portugueses e residentes em Portugal», anunciou o Ministério da Cultura.

Esta medida, que já tinha sido anunciada em Maio, entra agora em vigor de forma oficial. Contudo, antes, já era possível visitar monumentos e museus de forma gratuita, embora com acesso limitado aos Domingos e feriados.

Cada cidadão português ou residente em Portugal pode fazê-lo 52 vezes por ano – dado que um ano tem estas mesmas semanas, as visitas podem ser feitas, em média, uma vez por semana. Ainda assim, é possível ir a museus, palácios e monumentos várias vezes por dia.

Para usufruir desta oferta do Ministério da Cultura, basta apresentar o cartão de cidadão ou os comprovativos de residência em Portugal nas recepções dos equipamentos culturais. «A contabilização é feita numa base de dados digital para que sejam controlados os 52 acessos», conclui o Governo.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].