MOTELX: três estreias nacionais e filmes censurados pelo Estado Novo no programa para 2024

Um dos destaques é o ciclo de cinema 'A Bem da Nação - Filmes de Terror Proibidos pelo Estado Novo', inserido nas comemorações dos cinquenta anos do 25 de Abril.

©Heimatfilme | Devil's Bath
©Heimatfilme

Setembro volta a ser o mês do terror cinematográfico em Lisboa. O MOTELX anunciou a edição de 2024 e as primeiras confirmações, com duas novidades incluídas.

O MOTELX regressa ao cinema São Jorge entre 10 e 16 de Setembro, confirmou a organização. Esta, que será a 18.ª edição do festival de cinema de terror de Lisboa, já tem três momentos do programa assegurados.

O primeiro é a estreia nacional de três filmes: drama histórico de terror The Devil’s Bath (Veronika Franz e Severin Fiala – na imagem de destaque); o thriller sobrenatural Exhuma (Jang Jae-hyun); e Sayara (Can Evrenol), descrito como uma «resposta gory e destrutiva à violência de género que ameaça a vida das mulheres todos os dias».

A segunda confirmação, que também é uma novidade, é o ciclo de cinema ‘A Bem da Nação – Filmes de Terror Proibidos pelo Estado Novo’, inserido nas comemorações dos cinquenta anos do 25 de Abril. Aqui, passam cinco filmes censurados pelo regime totalitário.

Finalmente, vai haver um warmup (6 e 7 de Setembro) no Beato Innovation District. O MOTELX AV Lab co-hosted by Liquid Sky Artistcollective será um «programa disruptivo que combina música electrónica e terror através de workshops DIY de sintetizadores, jam sessions, performances e cinema underground».

A edição de 2024 no MOTELX vai ser apresentada, de forma oficial, a 15 de Julho.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].