Pastel de Belém: um dos doces mais emblemáticos da gastronomia portuguesa vai ser vegan

Em quase duzentos anos de história, a receita nunca foi alterada nem tornada pública - contudo, a lista dos ingredientes da versão vegan foi partilhada pela Fábrica.

©Direitos Reservados
©Direitos Reservados

As alternativas vegetarianas têm aparecido um pouco por todo o lado ao longo dos últimos anos e, agora, chegam a uma verdadeira instituição nacional: o Pastel de Belém.

No ano que que o Pastel de Belém e o Pastel de Nata foram considerados os melhores bolos do mundo pelo site Taste Atlas (em primeiro e segundo lugar, respectivamente, numa lista com cem bolos), a Fábrica dos Pastéis de Belém prepara-se para lançar a sua primeira variação de sempre em mais de duzentos anos de história.

A novidade é o Pastel de Belém Vegan, feito sem ovos, que abre uma nova porta para aqueles que, até agora, por terem uma dieta sem inclusão de ingredientes de origem animal, não podiam comer este bolo.

Segundo os responsáveis da Fábrica dos Pastéis de Belém, a ideia surgiu a partir da «procura crescente por opções alimentares mais saudáveis e sustentáveis, e também do aumento no número de pessoas que optam por um estilo de vida vegan».

@Taste Atlas
@Taste Atlas | Os Pastéis de Belém Vegan têm um aspecto idêntico à versão original. Custam 2,20 euros.

A receita da versão vega do Pastel de Belém foi desenvolvida com «muito cuidado e atenção aos detalhes, para manter o sabor e a textura característicos da receita original, sem utilizar ingredientes de origem animal»; além disto, a «escolha de ingredientes naturais e de qualidade garante um produto mais saudável e sustentável»

Pelos relatos de quem esteve envolvido na produção, os primeiros testes da receita foram um «sucesso» e a expectativa é de que a nova versão do pastel de Belém «seja bem recebida pelo público».

A primeira receita de Pastel de Belém é de 1837, criada pelos monges do mosteiro dos Jerónimos – é um dos segredos mais bem guardados da gastronomia portuguesa e um documento a que apenas um grupo muito restrito de pessoas tem acesso.

©Direitos Reservados - PB 1 Fake
©Direitos Reservados | Este fim-de-semana, os toldos da Fábrica dos Pastéis de Belém são verdes, para assinalar o lançamento da versão vegan.

Em quase duzentos anos de história, a receita nunca foi alterada nem tornada pública – contudo, a lista dos ingredientes da versão vegan foi partilhada pela Fábrica.

Como alternativa aos ovos, o Pastel de Belém Vegan usa amido de milho e farinha de grão de bico; em vez de manteiga, é usado creme vegetal. O leite de vaca, obviamente, também não faz parte da receita: é usada bebida de amêndoa. A restante lista de ingredientes, mantém-se em segredo, mas é provável que dela façam parte, pelo menos, açúcar, baunilha e limão.

O Pastel de Belém Vegan começa a ser vendido hoje, 1 de Abril: o preço por unidade é de 2,20 euros, com uma caixa de seis a custar 12 euros. Para assinalar este lançamento, a Fábrica vai ter toldos verdes, em vez de azuis, durante este fim-de-semana – as caixas e as chávenas de café também adoptam esta nova cor, temporariamente, para quem pedir a versão vegan (foto de destaque).

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.