Curta de animação portuguesa que esteve na “rota” dos Óscares ganha prémio em França

Com quase doze minutos, O Homem do Lixo foi realizado por Laura Gonçalves e produzido pela Bando à Parte.

Realizado por Laura Gonçalves, o filme esteve na shortlist para os Óscares na mesma categoria em que Ice Merchants acabou por ser nomeado. Agora, foi distinguido em França.

O Homem do Lixo ganhou o prémio de ‘Melhor Filme de Animação’ no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand e junta-se, assim, a Ice Merchants nas distinções deste festival, que já tinha vencido na categoria ‘Curta do Ano’.

Este filme, realizado por Laura Gonçalves chegou a estar na shortlist para a categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação nos Óscares 2023, mas acabou por ficar à “porta” da cerimónia deste ano. Ice Merchants teve uma “sorte” diferente e tornou-se mesmo primeiro filme português a ser nomeado para uma estatueta dourada.

Com quase doze minutos, O Homem do Lixo foi produzido pela Bando à Parte e conta a história de «uma família que, sentada à mesa, numa tarde quente de Agosto, partilha a história do tio Botão, da ditadura à emigração para França, onde trabalhava na recolha do lixo, voltando a Belmonte de carrinha cheia de lixo transformado em tesouros».

Para já, e ao contrário do que aconteceu com Ice Merchants, não há informações sobre a passagem deste filme nas salas de cinema nacionais.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].