Remodelação da casa: erros a evitar durante as obras de remodelações

©Pexels
©Pexels

Quando pensa fazer remodelações na sua casa, é assoberbado com várias tomadas de decisão e é fácil ficar desorientado e nem saber onde começar. Vamos tentar expressar quais os erros mais comuns e a forma de os evitar e para isso contamos com a ajuda da spacelovers.

Para a spacelovers empresa de arquitetura especialista em obras de remodelações, “as remodelações interiores e obras de conservação são sinónimos de contemporaneidade, essenciais para que se possa assegurar a longevidade e conforto na própria casa.”
Assim garante o bem-estar generalizado da sua família, mas para tal é necessário fazer uma escolha cuidadosa e atenta de todos os pormenores e fases da transformação.

Os arquitetos da spacelovers ajudaram a sintetizar os erros mais comuns nas obras de remodelação, para que possa antecipar as questões e consiga antever e evitá-las na sua próxima remodelação.

1 – AVANÇAR SEM PROJETO E PLANEAMENTO DE OBRA
Qualquer obra de remodelação iniciar-se com um projeto e um posterior planeamento realista para a execução da obra. Cada projeto passa por várias fases de desenvolvimento progressivo e um projeto de remodelação não é exceção. Não apresse as obras, e dê tempo para o projeto ser desenvolvido, só desta forma garante um investimento maduro na sua obras de remodelações.

2 – ESTAR ALHEIO DA LEGISLAÇÃO EM VIGOR
A execução de obras em casa pode ser uma obra isenta de controlo prévio, ou seja, não requer licença para construção. Neste sentido, o que deve fazer é apenas comunicar à Câmara Municipal e também ao condomínio.

Mas, conforme informa a spacelovers, nem todas as obras interiores são passíveis de ser enquadradas nesse âmbito e é frequente assistir-se a obras de alteração interiores que já carecem de licenciamento de obras. Informe-se previamente antes de iniciar as obras para que não venha a estar em risco de embargo.

3 – INDECISÕES SUCESSIVAS
Sabemos que numa obra de remodelação, existem um sem número de decisões a tomar e que muitas delas estão interligadas. Um grande erro que se comete é incutir alterações já durante a execução da obra – este aspeto é importante ressalvar, uma vez que é importante manter o foco no que foi projetado antecipadamente.

As alterações em obra, podem gerar erros por parte do empreiteiro, que se estiver sem supervisão irá certamente perder-se com o planeamento de obra, execução de trabalhos e de sequência de equipas de trabalho e é até mesmo ter problemas com fornecimento de materiais, que poderão levar a atrasos de entrega de obra ou aumento de custo.

Seja coerente e dê tempo à execução do projeto inicial, para que em obra consiga ter as certezas sólidas de que o que adjudicou é o que pretende construir.

4 – FORNECER OS MATERIAIS PARA A OBRA
O fornecimento de materiais é sempre uma grande questão. Parece que é a solução que mais faz economizar, mas é uma solução enganadora pois a logística de entrega de materiais, a gestão de garantias, as quantidades certas em obra no momento em que são precisas, devem ser parte da responsabilidade da empresa de construção que contratar.

5 – OPTAR POR PREÇO E NÃO POR PROFISSIONAIS QUALIFICADOS
Entre optar por selecionar uma equipa de profissionais experientes ou optar por uma mão-de-obra local mais económica, tem de balançar o que irá obter com a qualidade construtiva, o know-how para as adversidades em obra e o atendimento pós-obra que pretenda vir a ter no futuro, com as garantias.

Nesse sentido, deve fazer uma investigação das empresas de remodelações que trabalham com o projetos individualizados e personalizados, por forma a garantir que a sua obra será entregue em boas mãos.

6 – ALHEIO A BUDGET
Partilhar esta informação pode parecer ser um mau ponto de partida, mas na verdade é o melhor procedimento. Dar a informação à empresa de construção irá permitir a apresentação de propostas adequadas, adaptadas ao orçamento disponível, enquadrando ainda os trabalhos prioritários, de forma a controlar o orçamento, esclarece a spacelovers.

7 – VIVER NA CASA DURANTE AS OBRAS
Este é provavelmente o erro mais comum que é praticamente transversal em todas as remodelações. A partir do momento que se inicia uma obra, esta é um local de trabalho e não uma habitação. Quer queiramos ou não é inevitável o incómodo causado por todo o processo, e uma obra de remodelação nunca passará despercebida.

Caso seja a sua vontade, habitar o espaço enquanto é intervencionado, deve estar preparado física e psicologicamente para não viver nas condições a que está habituado.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.