Lisboa_2
Foto por Tom Byrom em Unsplash

Os motivos que transformaram Portugal numa tendência para startups, empresas e profissionais de IT

Ao longo dos últimos anos, Portugal tem vindo a ganhar peso entre os destinos mais procurados por startups e profissionais do setor tecnológico. Na origem desta tendência está todo um conjunto de fatores que fazem com que o país seja especialmente atrativo. Vamos descobri-los.

A presença de cada vez mais empresas tecnológicas internacionais

O governo português tem feito um esforço considerável para tornar o país mais atrativo para empresas do setor tecnológica. Um exemplo disso são os incentivos oferecidos às empresas internacionais para se fixarem no país ou o apoio a iniciativas como o Web Summit.

Estes fatores, aliados à existência de uma forte mão de obra especializada, salários competitivos e à facilidade que a população local demonstra face à língua inglesa, representam motivos mais do que suficientes para que diversas empresas de renome tenham optado por abrir escritórios no país.

Um exemplo, é a Revolut, o banco digital que em 2019 abriu em Portugal o seu segundo maior escritório na Europa. Mas a lista de grandes empresas tecnológicas que iniciaram operações no país é longa: Cloudfare, Stripe, Bolt, Mercedes, BMW, Google, Microsoft e Cisco, são alguns dos nomes mais notórios.

Mas também companhias de áreas mais específicas resolveram apostar em Portugal, como é o caso da Agência SEO Awisee, que olha para o mercado do país como um mar de oportunidades, em virtude do crescente interesse das empresas relativamente à visibilidade online.

A presença de todas empresas constitui por sua vez um polo de atração para profissionais do setor, que sabem que em Portugal existe oportunidade de crescimento na carreira.

Estabilidade social e política

Numa altura em que diversos países se debatem com questões como instabilidade política e agitação social, muitas pessoas começaram a procurar países capazes de oferecer uma maior tranquilidade.

Portugal é conhecido por ser um país de “brandos costumes” isso reflete-se em termos de realidade política e social. A população é pouco atreita a movimentos extremistas e prefere votar em partidos equilibrados e conhecidos pelos seus valores democratas.

As greves gerais e paralisações também não são comuns, não havendo assim interferências regulares deste tipo na vida quotidiana.

Elevador
Foto Julian Dik em Unsplash

Um dos países mais seguros do mundo

A segurança é outro dos principais atributos de Portugal. De acordo, com o Índice Anual elaborado Instituto de Economia e Paz, em 2021, o país cotava-se como o quarto mais seguro do mundo. À frente de Portugal apenas a Islândia, Nova Zelândia e Dinamarca.

Tendo em conta que os trabalhadores mais jovens procuram cada vez mais um estilo de vida que lhes permita usufruir de tempo de qualidade no exterior, seja na cidade ou campo, é essencial que a área onde vivem seja segura.

Os trabalhadores de IT têm facilidade em obter visto

A procura por trabalhadores qualificados em IT é bastante elevada em Portugal e existem até vistos específicos para este tipo de trabalhadores.

Os vistos D3 e Tech Visa são destinados exatamente para os profissionais de IT qualificados e para as suas famílias. Mas, além destes, existem ainda os vistos D1 (atividade profissional subordinada) e D2 (profissionais independentes).

Custo de vida acessível

Finalmente, outro aspeto no qual Portugal se destaca é no custo de vida. Mesmo tendo em conta a subida do preço dos imóveis para venda e para arrendamento, a verdade é que o custo de vida em Portugal continua a ser bastante acessível, comparativamente a outros países da União Europeia e aos Estados Unidos.

A alimentação, por exemplo, é bastante acessível para os padrões internacionais. Os bens alimentares são de qualidade e a gastronomia é rica e diversa. Também muito relevante é a existência de sistemas de saúde e educação, públicos e gratuitos.

Estes são alguns dos principais motivos que fazem com que Portugal esteja hoje na moda, entre empresas e profissionais do segmento de IT.