Os motivos que transformaram Portugal numa tendĂȘncia para startups, empresas e profissionais de IT

Lisboa_2
Foto por Tom Byrom em Unsplash

Ao longo dos Ășltimos anos, Portugal tem vindo a ganhar peso entre os destinos mais procurados por startups e profissionais do setor tecnolĂłgico. Na origem desta tendĂȘncia estĂĄ todo um conjunto de fatores que fazem com que o paĂ­s seja especialmente atrativo. Vamos descobri-los.

A presença de cada vez mais empresas tecnológicas internacionais

O governo portuguĂȘs tem feito um esforço considerĂĄvel para tornar o paĂ­s mais atrativo para empresas do setor tecnolĂłgica. Um exemplo disso sĂŁo os incentivos oferecidos Ă s empresas internacionais para se fixarem no paĂ­s ou o apoio a iniciativas como o Web Summit.

Estes fatores, aliados Ă  existĂȘncia de uma forte mĂŁo de obra especializada, salĂĄrios competitivos e Ă  facilidade que a população local demonstra face Ă  lĂ­ngua inglesa, representam motivos mais do que suficientes para que diversas empresas de renome tenham optado por abrir escritĂłrios no paĂ­s.

Um exemplo, é a Revolut, o banco digital que em 2019 abriu em Portugal o seu segundo maior escritório na Europa. Mas a lista de grandes empresas tecnológicas que iniciaram operaçÔes no país é longa: Cloudfare, Stripe, Bolt, Mercedes, BMW, Google, Microsoft e Cisco, são alguns dos nomes mais notórios.

Mas tambĂ©m companhias de ĂĄreas mais especĂ­ficas resolveram apostar em Portugal, como Ă© o caso da AgĂȘncia SEO Awisee, que olha para o mercado do paĂ­s como um mar de oportunidades, em virtude do crescente interesse das empresas relativamente Ă  visibilidade online.

A presença de todas empresas constitui por sua vez um polo de atração para profissionais do setor, que sabem que em Portugal existe oportunidade de crescimento na carreira.

Estabilidade social e polĂ­tica

Numa altura em que diversos países se debatem com questÔes como instabilidade política e agitação social, muitas pessoas começaram a procurar países capazes de oferecer uma maior tranquilidade.

Portugal Ă© conhecido por ser um paĂ­s de “brandos costumes” isso reflete-se em termos de realidade polĂ­tica e social. A população Ă© pouco atreita a movimentos extremistas e prefere votar em partidos equilibrados e conhecidos pelos seus valores democratas.

As greves gerais e paralisaçÔes tambĂ©m nĂŁo sĂŁo comuns, nĂŁo havendo assim interferĂȘncias regulares deste tipo na vida quotidiana.

Elevador
Foto Julian Dik em Unsplash

Um dos paĂ­ses mais seguros do mundo

A segurança Ă© outro dos principais atributos de Portugal. De acordo, com o Índice Anual elaborado Instituto de Economia e Paz, em 2021, o paĂ­s cotava-se como o quarto mais seguro do mundo. À frente de Portugal apenas a IslĂąndia, Nova ZelĂąndia e Dinamarca.

Tendo em conta que os trabalhadores mais jovens procuram cada vez mais um estilo de vida que lhes permita usufruir de tempo de qualidade no exterior, seja na cidade ou campo, Ă© essencial que a ĂĄrea onde vivem seja segura.

Os trabalhadores de IT tĂȘm facilidade em obter visto

A procura por trabalhadores qualificados em IT é bastante elevada em Portugal e existem até vistos específicos para este tipo de trabalhadores.

Os vistos D3 e Tech Visa são destinados exatamente para os profissionais de IT qualificados e para as suas famílias. Mas, além destes, existem ainda os vistos D1 (atividade profissional subordinada) e D2 (profissionais independentes).

Custo de vida acessĂ­vel

Finalmente, outro aspeto no qual Portugal se destaca é no custo de vida. Mesmo tendo em conta a subida do preço dos imóveis para venda e para arrendamento, a verdade é que o custo de vida em Portugal continua a ser bastante acessível, comparativamente a outros países da União Europeia e aos Estados Unidos.

A alimentação, por exemplo, Ă© bastante acessĂ­vel para os padrĂ”es internacionais. Os bens alimentares sĂŁo de qualidade e a gastronomia Ă© rica e diversa. TambĂ©m muito relevante Ă© a existĂȘncia de sistemas de saĂșde e educação, pĂșblicos e gratuitos.

Estes sĂŁo alguns dos principais motivos que fazem com que Portugal esteja hoje na moda, entre empresas e profissionais do segmento de IT.

O EstĂșdio TRENDY Ă© a secção do site TRENDY Report onde sĂŁo publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteĂșdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informaçÔes em trendy.pt/publicidade.