A Samsonite fez uma parceria com os detentores da propriedade intelectual de Jean-Michel Basquiat e criou duas malas C-Lite com arte deste artista norte-americano.
A Artestar, a agência que tem os direitos de reprodução da obra de Jean-Michel Basquiat, e a Samsonite fizeram uma parceria para recriar a arte do artista em duas malas de viagem C-Lite, em dois tamanhos: cabine (55 cm) e média (69 cm).
Esta edição limitada é composta pelos modelos PEZ Dispenser e Untitled Skull; a primeira C-Lite, em branco, tem um dinossauro com uma coroa e é uma «referência ao doce americano Pez, um símbolo da cultura pop», explica a Samsonite. Originalmente, este desenho foi criado em 1984 e mistura elementos de arte urbana com neo-expressionismo, duas marcas típicas de Basquiat.
A outra mala é mais colorida: está ilustrada com uma «arte rica e texturada que defende uma visão semelhante a um raio-x do maxilar superior e inferior expostos de uma cabeça». Esta obra, que na realidade se chama apenas ‘Untitled’, data de 1981 e, actualmente, está no museu The Broad, em Los Angeles.
Os modelos C-Lite Samsonite x Jean-Michel Basquiat têm as mesmas características dos modelos-base da marca: design resistente a riscos, quatro rodas duplas, fecho com combinação de três dígitos aprovado pela TSA e uma etiqueta de identificação; a versão de cabine tem ainda uma porta USB, que pode ser ligada a um powerbank (não incluído).
Estas quatro malas, cujo forro também tem uma marca do artista (palavras e frases curtas e manuscritas em branco sobre fundo preto) já estão disponíveis, em exclusivo, na loja online da Samsonite: a versão de cabine custa 489 euros e a de porão fica por 589.