Visite a Madeira com a Auto Europe e o Serviço Premium Pickup da Europcar

©Auto Europe | Madeira
©Auto Europe | Madeira

Situada em pleno oceano Atlântico, a sudoeste da costa portuguesa, o Arquipélago da Madeira é constituído pela ilha da Madeira, onde se encontra a capital, e pela ilha mais pequena de Porto Santo.

A ilha da Madeira é o local ideal para uma escapadinha prolongada a dois. Mas a enorme variedade de coisas para ver e fazer faz com que seja ótima também para umas férias mais prolongadas, seja em família ou com amigos.

Sendo uma ilha com mais de 740 quilómetros quadrados e com acessos por estrada a todos os lugares, mesmo os mais recônditos, aconselhamos a que alugue um carro na Madeira e parta à descoberta de todos os seus encantos! Fuja ao stress quotidiano com uma viagem a um sítio relaxante por natureza, ao seu próprio ritmo e sem as preocupações típicas dos horários de transportes públicos, numa das mais bonitas ilhas portuguesas! Com uma beleza inigualável, uma flora exótica única e um clima subtropical, visite a Madeira e conheça alguns dos locais mais interessantes desta ilha, com vários galardões do Património da Humanidade da UNESCO.

Por exemplo, visite o centro histórico, com o seu edifício da Câmara Municipal e o Forte de Santiago logo no Largo do Município. Ainda no centro histórico, visite o Museu de Arte Sacra, a Igreja do Colégio, bem como a Catedral do Funchal.

Por falar na catedral, também conhecida localmente apenas por Sé, mistura os estilos gótico e hispano-árabe, característica muito portuguesa da arquitetura dos templos religiosos. Foi construída no séc. XVI e merece uma visita por dentro e por for a com toda a atenção.

A zona do Monte pertence ao lado virado a norte do Funchal, a capital da ilha. Aqui, visite a Quinta do Bom Sucesso, onde encontra o Jardim Botânico da Madeira, aberto das 9h às 18h. Uma maravilha para quem gosta dos ambientes de jardim e porta de entrada para o igualmente interessante Museu de História Natural, contando ainda com uma zona de pesquisa e de conservação de espécies.

©Auto Europe
©Auto Europe

É possível viajar de teleférico até este jardim pelo que se quiser aproveitar as vistas madeirenses, tem aqui uma boa oportunidade. E já que falamos em jardins, passe pelo Jardim Tropical do Monte Palace, contruído no espaço do Hotel Monte Palace (construído em 1900), perto do centro do Funchal. Desfrute da fauna e da flora exóticas que ali se encontram, visite o antigo hotel e conheça o museu que se encontra na propriedade. As entradas são pagas e o local está aberto das 9:30h às 18h.

Para regressar ao centro da cidade, e se gosta de aventuras radicais, nada melhor do que experimentar a típica descida de toboggan. Este era o meio de transporte utilizado antigamente pelos residentes para irem até ao centro da cidade mas estão atualmente reservados a passeios turísticos. Sinta um pouquinho de adrenalina e faça a viagem histórica e típica da cultura madeirense – esta é uma das melhores formas de o conseguir!

A zona ribeirinha do Funchal é das zonas mais cobiçadas pelos turistas pelos seus cafés clássicos e os diversos restaurantes de comida de alta qualidade. A Praia Formosa é a maior praia pública da Madeira e dispõem de uma larga panóplia de serviços para os visitantes, um ponto de encontro de referência para observar o belo pôr do sol madeirense.

Pouco distante desta praia encontra o famoso Mercado dos Lavradores, onde irá encontrar uma variedade e profusão de aromas e sabores que poucos superam no mundo. Aqui encontra o que de melhor a Madeira tem para oferecer, desde frutas exóticas a flores tropicais, carne e peixe frescos e ainda os mundialmente famosos vinhos madeirenses. Deve ir cedo a este mercado pois são milhares as pessoas que aqui acorrem diariamente e arrisca-se a já não encontrar algumas das iguarias únicas que aqui se vendem.

Atualmente, toda a gente sabe que Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo, é madeirense. O Museu CR7, inaugurado em 2013, é uma criação sua, em parceria com a empresa hoteleira Grupo Pestana, e conta a viagem futebolística do jogador através de uma série de fotografias, desde a infância até à atualidade, e onde estão exibidas algumas das bolas utilizadas em jogos icónicos. Aprecie ainda os diversos troféus que Cristiano Ronaldo foi ganhando ao longo da sua carreira.

Já fora da área urbana do Funchal, visite o Pico Ruivo, o ponto mais alto da Madeira. Apesar da caminhada de cerca de hora e meia não ser das mais fáceis, a vista lá de cima vale bem a pena! Escolha um de diversos trilhos até ao cimo do pico, uns mais fáceis que outros. Aceite a nossa dica e use o trilho da Achada do Teixeira – é considerado o mais fácil para os turistas!

Em Câmara de Lobos, um antiga vila picatória (ou não tão antiga assim porque ainda lá há quem à pesca se dedique), existe uma das falésias mais altas da Europa, com nada menos que 580 metros de altitude e com uma plataforma de vidro suspensa da falésia. Teste os seus limites enquanto aproveita para observar o mar e a Fajã do Cabo Girão. A cidade, conhecida pelos seus barcos coloridos e pela cultura piscatória, é hoje um dos locais mais turísticos da ilha. Situada a apenas 20 minutos do Funchal, os amantes da gastronomia encontram aqui o seu Éden e podem deliciar-se nalguns dos melhores restaurantes de peixe e marisco da Madeira.

A Nordente do Funchal encontrará o lugar de Santana, conhecido pelas suas habitações típicas, de forma triangular, com os seus telhados de materiais muito característicos e com cores vibrantes. A maioria delas existe já desde o século XV, quase desde a recolonização do território pelos portugueses, e tem sido bem preservada como atração turística e local para aprender mais sobre a história e a cultura madeirenses. Já que aqui vem, aproveite e visite a Quinta do Furão e deguste os seus vinhos típicos!

Se acha que o Cristo Rei só existe em Lisboa e no Rio de Janeiro, desengane-se. Venha até Garajau e conheça o Cristo Rei local numa das melhores vistas da Madeira na famosa Ponta do Garajau. Para apreciar estas fantásticas vistas, terá de descer por um trilho que vai da estátua até à Ponta. Apesar da distância ser curta, a descida é acentuada e provoca alguns arrepios pois parece que podemos cair. Não se deixe amedrontar e arrisque, a paisagem que encontrará vale a pena!

E depois temos a também famosa Curral das Freiras, uma aldeia situada a meia hora do Funchal, que se encontra no fundo de diversas montanhas, imersa na natureza vulcânica que a rodeia. Pode observá-la apartir do Miradouro da Eira do Serrado ou pode ir até lá. Prove a sopa de castanha, típica desta região, pois aqui os castanheiros são muito frequentes.

©Auto Europe
©Auto Europe

Pelo caminho no seu carro alugado com a Auto Europe, vá tomando atenção à beleza que o/a e aprecie a floresta laurissilva, conhecida também por Floresta de Laurel, uma floresta de clima subtropical húmida que ocupa à volta de 20% da área total da Madeira. Galardoada com o título de Património da Humanidade pela UNESCO, conta com diversos projetos de preservação e conservação e onde são dadas aulas de sensibilização ambiental e monitorização das espécies por especialistas na matéria.

Num mundo em busca de soluções que evitem filas de pessoas, que acelerem os processos de levantamento de um aluguer de carros e que diminuam o contacto entre os viajantes, o Serviço Premium Pick-Up da Europcar oferece aos condutores a oportunidade de alugarem um veículo e partirem com a rapidez e segurança que desejam logo que chegam ao seu destino.

Com este serviço, os clientes podem levantar as chaves dos seus carros diretamente no estacionamento, poupando tempo e limitando o número de pessoas com quem entram em contacto.

Fácil de usar e tecnologicamente intuitivo, o poderoso motor de reservas online da Auto Europe oferece-lhe o serviço de aluguer de carros Premium Pick-Up da Europcar na ilha da Madeira. Pode consultar facilmente a disponibilidade ao fazer a pesquisa no nosso sistema e completar a sua reserva num instante. Depois da reserva feita e de receber o seu voucher, à chegada ao aeroporto do Funchal basta dirigir-se ao dispensador de chaves respetivo. E parta assim à descoberta da Pérola do Atlântico.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.