No momento em que a Disney entra com a ESPN como forte instrumento de divulgação dos esportes como produto, a possibilidade de estarem interessados em apostas esportivas movimenta o mercado.
De acordo com Chapek “a Disney se encaminha para uma grande presença nas apostas esportivas online e, devido ao nosso alcance e escala, temos potencial para fazer parceria com terceiros neste espaço, de forma muito significativa.” Embora não tenha entrado em detalhes, o diretor executivo confirma as intenções da empresa.
Por que o Setor de Apostas Esportivas é uma Prioridade?
As ações da Disney ficaram abaixo do que era esperado nos últimos trimestres e esse resultado trouxe a necessidade de repensar as prioridades da empresa.
A pandemia foi a grande responsável por esse cenário, a Disney fechou por longos meses os seus parques temáticos e interrompeu o lançamento de filmes, isso trouxe prejuízos inestimáveis para a companhia. Por outro lado, o streaming ESPN+ aumentou os lucros e a sua base de assinantes em mais de 66%, isso o manteve no foco dos interesses do grupo.
De acordo com o the Wall Street Journal já existem negociações em andamento para licenciar a marca ESPN para operadoras como DraftKings e Caesars Entertainment, que estão avaliadas em 3 bilhões de dólares. Não há nada fechado e a busca pela plataforma perfeita ainda está em andamento.
O público jovem, que cresceu com os artigos da marca, tornou-se o principal alvo do mercado. Além dos parques temáticos, serviços de streaming, jogos para Playstation 4 videogames entre outros produtos e experiências, são essencialmente parte desse negócio. O novo nicho formado por jogadores realmente interessados em apostas esportivas online não poderia ficar de lado no projeto de expansão do grupo.
Disney em Busca Oportunidades de Crescimento
Desde que Chapek afirmou “ estamos interessados em apostas esportivas ” as especulações sobre as possíveis parcerias não param de aparecer. Em maio de 2018 a Suprema Corte Americana rejeitou uma lei federal que proibia as apostas esportivas e esse posicionamento permitiu que cada estado individualmente pudesse decidir sobre a legalidade do negócio.
A Disney não apenas procura maneiras inovadoras de abordar um número grande de novos clientes, mas também fidelizar aqueles que já usam os seus produtos. O grupo reforça a narrativa de que há sempre uma certa mágica no ar, não só pela experiência imersiva dos seus parques temáticos, mas também pela fusão de um verdadeiro conglomerado do entretenimento como a compra de estúdios cinematográficos e de canais de TV.
A busca incansável da companhia por promissores nichos de mercado é, sem dúvida, o ponto crucial do seu desenvolvimento. No entanto, o diretor executivo da empresa reconhece que os eventos esportivos devem ser priorizados desde já.
Não há garantias de que as apostas esportivas sejam rapidamente incorporadas à marca, mas o crescimento súbito de casas de apostas online como 22bet casino entre outras, chama a atenção e aumenta a chance de que brevemente tenhamos esse serviço. A abertura do mercado americano tornou essa necessidade ainda mais evidente.
A ESPN é bastante rentável para a Disney e por essa razão estima-se que possa seriamente entrar estrategicamente como o elo entre a mega companhia e o setor de apostas.
Os Possíveis Impactos das Apostas Esportivas na Marca Disney
Embora muito se tenha cogitado sobre a abertura da Disney para o ramo de apostas esportivas, ainda não se sabe quando e como isso irá acontecer.
De fato, a ESPN trouxe novas perspetivas para o mercado, entretanto esse pode ser um movimento difícil para uma das empresas mais tradicionais da indústria de entretenimento. Durante o seu desenvolvimento, a Disney manteve-se bastante empenhada em permanecer como uma empresa voltada para o público infantil.
No entanto, os consumidores jovens não querem apenas assistir a filmes e jogos, sabemos que a procura por um casino online minimo deposito 5 euro disparou nos mecanismos de busca graças à sua acessibilidade e excelentes recursos. A demanda dos consumidores e a política de melhoria de desempenho, mostraram a Chapek a necessidade de trazer novidades para os fãs da companhia:
“O jogo não tem o mesmo prestígio que tinha, digamos há 10 ou 20 anos, e temos algumas preocupações como empresa sobre a nossa capacidade de entrar nele sem a retirada da marca”, disse Chapek. Ele acredita também que, à medida que as apostas aparecem como produto, isso fortalece principalmente o ESPN como grupo.
O Que Esperar do Futuro?
Não há dúvidas de que as apostas esportivas devem se estabelecer definitivamente como artigos da Disney e que a ESPN deverá ser o ponto de acesso para essa empreitada. Apesar do ceticismo sobre a abertura de uma companhia conservadora como esta para o setor de apostas, devemos destacar que muitos consumidores interessados em apostas esportivas incentivam abordagens cada vez mais flexíveis por parte das grandes empresas.
Não se surpreenda se a ESPN trouxer em breve recursos de jogos para a plataforma de streaming. O engajamento do público será o principal termómetro para sabermos quais serão os próximos passos do projeto de expansão da Disney, bem como a aceitabilidade das apostas.