Cinco formas de poupar dinheiro nas suas compras em plena pandemia

©Jacek Dylag
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Todos adoramos uma pechincha. A crise que se instalou devido à Covid-19 faz-nos ponderar muito bem onde gastamos o nosso dinheiro.

Por outro lado, os comerciantes procuram formas criativas para atrair os clientes. Se souber onde procurar, pode encontrar excelentes oportunidades. Vejamos algumas formas de aproveitar as ofertas especiais no «pós-Covid».

Campanhas de vendas
As campanhas de vendas clássicas são uma das técnicas de marketing mais antigas e eficazes. E isso está sempre patente nas épocas de saldos ou, mais recentemente, em eventos modernos como a «Black Friday». Pode encontrar estas campanhas ao navegar no website das suas lojas favoritas.

Uma desvantagem destas campanhas de vendas reside no facto de ter de as procurar individualmente. O Money Saving Expert é um famoso site de consultoria, com sede no Reino Unido, que possui uma excelente secção de vendas online que pode ser utilizada por clientes de vários países.

Além disso, este website apresenta dicas para economizar dinheiro em despesas variadas, como por exemplo contas de electricidade ou seguros de viagem.

Aplicações de descontos
Se não quer procurar por todo o lado, uma aplicação é a ferramenta ideal, pois agrega todas as ofertas num único lugar. Existem aplicações que lhe apresentam os descontos disponíveis no momento e, inclusive, reembolsam uma pequena percentagem das compras feitas através da aplicação.

A Ibotta é uma dessas aplicações. Conta com 275 comerciantes diferentes e o recurso à geolocalização permite uma melhor filtragem dos resultados apresentados. Esta aplicação permite a associação dos cartões de fidelidade de várias lojas, de forma a maximizar os benefícios para o utilizador.

O Honey é uma outra aplicação, mais completa e mais diversificada. Está associada a milhares de vendedores, incluindo restaurantes, agências de viagens e lojas de roupas. Tal como no caso do Ibotta, o Honey encontra descontos e códigos promocionais, além de permitir a criação de listas especiais, entre as quais uma lista para os itens que pretende aguardar por uma queda de preço.

Existem muitas mais aplicações deste tipo e, cada vez mais, os comerciantes aderem a este tipo de plataformas. Quanto a si, resta ficar de olho nas aplicações de descontos!

Afiliados
Para enfrentar este clima económico incerto, as empresas procuram cada vez mais fazer dos clientes os seus melhores vendedores, oferecendo em troca uma pequena parte do lucro das vendas.

Este modelo de negócio é muito comum na rentabilização de blogs. A migração em massa para as vendas online como consequência da crise sanitária causada pelo surto de coronavírus vem dar força a este modelo de negócios.

Cheque-prenda
O cheque-prenda é uma técnica de marketing utilizada em diversos setores: dê ao cliente um brinde para que ele use o website, na esperança dele gostar do produto e vir gastar mais dinheiro. Os testes gratuitos em pacotes de TV ou bónus sem depósito nos casinos online são exemplos desta prática.

A Amazon, por exemplo, tem uma abordagem interessante sobre os cheques-prenda através do seu esquema de troca. O website aceita itens electrónicos que possa ter e dão um cartão-presente ou uma oferta especial em troca. Pode enviar itens como smartphones, tablets ou altifalantes e receber um cheque-prenda cujo montante varia em função do valor do item.

No entanto, exemplos como o da Amazon são a excepção à regra. Por norma, encontrará pequenas ofertas que poderá utilizar para comprar ou obter um desconto num artigo.

Programas de fidelidade baseados em pontos
A atribuição de recompensas em função da fidelidade do cliente é uma prática comum em alguns sectores de negócio. As companhias aéreas, por exemplo, já nos habituaram aos programas de fidelidade com base nas milhas voadas.

Este sistema de recompensas está cada vez mais generalizado, sendo oferecidos pontos em vez de milhas. Actualmente, estes programas de fidelidade são muito comuns em lojas de roupa, supermercados ou, até mesmo, em postos de combustível. Estes programas mantêm os clientes fiéis a um conjunto restrito de lojas, pois dessa forma poderão usufruir de descontos e ofertas imperdíveis em função dos pontos acumulados.

Perante o cenário de crise económica que se avizinha, os comerciantes focam-se também em manter os clientes actuais e não apenas em angariar novos clientes. Assim sendo, é provável que os sistemas por pontos sejam cada vez mais transversais.

Grão a grão…
Individualmente, os métodos apresentados anteriormente podem parecer irrisórios. Porém, ao somar as pequenas poupanças geradas ao longo de um ano obterá uma quantia muito

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