Todos adoramos uma pechincha. A crise que se instalou devido ร Covid-19 faz-nos ponderar muito bem onde gastamos o nosso dinheiro.
Por outro lado, os comerciantes procuram formas criativas para atrair os clientes. Se souber onde procurar, pode encontrar excelentes oportunidades. Vejamos algumas formas de aproveitar as ofertas especiais no ยซpรณs-Covidยป.
Campanhas de vendas
As campanhas de vendas clรกssicas sรฃo uma das tรฉcnicas de marketing mais antigas e eficazes. E isso estรก sempre patente nas รฉpocas de saldos ou, mais recentemente, em eventos modernos como a ยซBlack Fridayยป. Pode encontrar estas campanhas ao navegar no website das suas lojas favoritas.
Uma desvantagem destas campanhas de vendas reside no facto de ter de as procurar individualmente. O Money Saving Expert รฉ um famoso site de consultoria, com sede no Reino Unido, que possui uma excelente secรงรฃo de vendas online que pode ser utilizada por clientes de vรกrios paรญses.
Alรฉm disso, este website apresenta dicas para economizar dinheiro em despesas variadas, como por exemplo contas de electricidade ou seguros de viagem.
Aplicaรงรตes de descontos
Se nรฃo quer procurar por todo o lado, uma aplicaรงรฃo รฉ a ferramenta ideal, pois agrega todas as ofertas num รบnico lugar. Existem aplicaรงรตes que lhe apresentam os descontos disponรญveis no momento e, inclusive, reembolsam uma pequena percentagem das compras feitas atravรฉs da aplicaรงรฃo.
A Ibotta รฉ uma dessas aplicaรงรตes. Conta com 275 comerciantes diferentes e o recurso ร geolocalizaรงรฃo permite uma melhor filtragem dos resultados apresentados. Esta aplicaรงรฃo permite a associaรงรฃo dos cartรตes de fidelidade de vรกrias lojas, de forma a maximizar os benefรญcios para o utilizador.
O Honey รฉ uma outra aplicaรงรฃo, mais completa e mais diversificada. Estรก associada a milhares de vendedores, incluindo restaurantes, agรชncias de viagens e lojas de roupas. Tal como no caso do Ibotta, o Honey encontra descontos e cรณdigos promocionais, alรฉm de permitir a criaรงรฃo de listas especiais, entre as quais uma lista para os itens que pretende aguardar por uma queda de preรงo.
Existem muitas mais aplicaรงรตes deste tipo e, cada vez mais, os comerciantes aderem a este tipo de plataformas. Quanto a si, resta ficar de olho nas aplicaรงรตes de descontos!
Afiliados
Para enfrentar este clima econรณmico incerto, as empresas procuram cada vez mais fazer dos clientes os seus melhores vendedores, oferecendo em troca uma pequena parte do lucro das vendas.
Este modelo de negรณcio รฉ muito comum na rentabilizaรงรฃo de blogs. A migraรงรฃo em massa para as vendas online como consequรชncia da crise sanitรกria causada pelo surto de coronavรญrus vem dar forรงa a este modelo de negรณcios.
Cheque-prenda
O cheque-prenda รฉ uma tรฉcnica de marketing utilizada em diversos setores: dรช ao cliente um brinde para que ele use o website, na esperanรงa dele gostar do produto e vir gastar mais dinheiro. Os testes gratuitos em pacotes de TV ou bรณnus sem depรณsito nos casinos online sรฃo exemplos desta prรกtica.
A Amazon, por exemplo, tem uma abordagem interessante sobre os cheques-prenda atravรฉs do seu esquema de troca. O website aceita itens electrรณnicos que possa ter e dรฃo um cartรฃo-presente ou uma oferta especial em troca. Pode enviar itens como smartphones, tablets ou altifalantes e receber um cheque-prenda cujo montante varia em funรงรฃo do valor do item.
No entanto, exemplos como o da Amazon sรฃo a excepรงรฃo ร regra. Por norma, encontrarรก pequenas ofertas que poderรก utilizar para comprar ou obter um desconto num artigo.
Programas de fidelidade baseados em pontos
A atribuiรงรฃo de recompensas em funรงรฃo da fidelidade do cliente รฉ uma prรกtica comum em alguns sectores de negรณcio. As companhias aรฉreas, por exemplo, jรก nos habituaram aos programas de fidelidade com base nas milhas voadas.
Este sistema de recompensas estรก cada vez mais generalizado, sendo oferecidos pontos em vez de milhas. Actualmente, estes programas de fidelidade sรฃo muito comuns em lojas de roupa, supermercados ou, atรฉ mesmo, em postos de combustรญvel. Estes programas mantรชm os clientes fiรฉis a um conjunto restrito de lojas, pois dessa forma poderรฃo usufruir de descontos e ofertas imperdรญveis em funรงรฃo dos pontos acumulados.
Perante o cenรกrio de crise econรณmica que se avizinha, os comerciantes focam-se tambรฉm em manter os clientes actuais e nรฃo apenas em angariar novos clientes. Assim sendo, รฉ provรกvel que os sistemas por pontos sejam cada vez mais transversais.
Grรฃo a grรฃoโฆ
Individualmente, os mรฉtodos apresentados anteriormente podem parecer irrisรณrios. Porรฉm, ao somar as pequenas poupanรงas geradas ao longo de um ano obterรก uma quantia muito