Veio de Taiwan e chegou a Portugal com duas versões, com diferentes sementes que estão embutidas na embalagem. A ideia é plantar o packaging biodegradável.
O lixo plástico é, actualmente um problema de poluição que tem atraído as atenções a nível global. São várias as evidências de que os oceanos estão cheios de plástico.
Há várias iniciativas, algumas bastante criativas como as criações de Bordalo II no Sol da Caparica e de Skeleton Sea e Kruella D’Enfer na WebSummit – em ambos os casos, a arte é um forma de alertar para este problema.
As garrafas de plástico são uma das grandes origens para a poluição com este tipo de material e existem várias ideias para reutilizar este tipo de embalagens: pode ver sete delas, que pode fazer em casa, aqui.
Outra das formas de tornar este material mais ecológico é criar embalagens que se possam transformar em algo natural, e sustentável, depois da utilização.
É isso que faz a O’Right, uma marca de Taiwan (Formosa) que tem a linha de champôs Tree in the Bottle, cujas embalagens trazem sementes que dão origem árvores.
Numa primeira versão, o Tree in the Bottle tinha sementes de acácia confusa e grão de café (este último também faz parte dos ingredientes do champô); a primeira foi escolhida pela O’Right por ser «considerada a espécie que maior quantidade de dióxido de carbono absorve».
Contudo, depois de os clientes nacionais terem dado «feedback negativo acerca desta espécie», a O’Right decidiu fazer uma troca de sementes em Portugal.
A espécie escolhida para substituir a acácia confusa foi o azevinho: «É uma espécie autóctone rara, que enfrenta uma séria ameaça de extinção em Portugal. Estamos certos de que vamos dar, desta forma, o melhor contributo à flora local», justificou a O’Right.
Neste momento a O’Right está a conduzir um processo de troca de embalagens em Portugal – assim, será feita a substituição nos pontos de venda «nos próximos dias».
Quem tiver comprado o Tree in a Bottle de acácia confusa pode também, de acordo com a marca, ir à loja onde comprou o champô para que a mesma seja trocada por uma de azevinho.
Em Portugal, os champôs Tree in the Bootle de 250 ml tem preços que rondam os 20 euros e podem ser comprados online na Loja dos Shampoo.