A mítica série portuguesa Duarte e Companhia, que marcou a televisão nos anos 80, vai regressar ao pequeno ecrã com um remake previsto para estrear no final de 2025 na RTP.
Rui Mendes, António Assunção, Paula Mora, Luis Vicente e Guilherme Filipe foram os responsáveis por algumas das melhores memórias de TV que temos dos anos oitenta: os actores deram vida a personagens icónicas na série Duarte e Companhia, uma comédia policial da autoria de Rogério Ceitil.
Esta série, que esteve para ser um filme, vai regressar como um remake ainda este ano, à RTP: «A nova versão promete recuperar o espírito original da série, adaptando-o a uma nova geração de espectadores», diz a estação pública.
A produção será feita em parceria com a Ukbar Films e a MoonShot Pictures, as mesmas responsáveis pela série ‘Crónica dos Bons Malandros’, que estreou na RTP em 2020. O realizador será o mesmo: Jorge Paixão da Costa. O elenco conta com novos actores, mas alguns dos nomes da série original voltam para cameos.
Confirmados para os papéis principais estão os actores Pepê Rapazote, a dar vida Duarte, e Carolina Carvalho, no papel de Joaninha. Já Tó será interpretado por Luís Ganito (Conta-me Como Foi), enquanto o vilão Lúcifer será interpretado por Albano Jerónimo. Os actores que podem dar vista ao Japonês e a Rocha ainda não foram divulgados.
Para os nostálgicos, a produção garantiu que alguns dos actores da série original farão participações especiais. Entre os confirmados estão Rui Mendes (Duarte, que será o avô do novo protagonista), Luis Vicente e Guilherme Filipe.
A história continuará a acompanhar as aventuras e desventuras da agência de detectives Duarte e Companhia, que regressa ao activo com os netos de Duarte e Joaninha, depois de descobrirem o clássico Citroen 2CV num armazém e de o restaurarem.
O remake terá um «ligeiramente mais cinematográfico, sem perder o humor peculiar que fez da série um sucesso», dizem as produtoras. As filmagens começam ainda esta Primavera, com a estreia marcada para o final de 2025.
A série original teve quinze episódios e passou na RTP entre 1988 e 1989. Actualmente, pode ser revista na totalidade (e de forma gratuita) no site de arquivos da televisão pública.