Com um conceito de ‘edutainment’, este espaço tem vinte instalações interactivas e convida os visitantes a «explorar ilusões de óptica».
Fica na zona do Chiado e é um dos mais recentes museus a abrir em Lisboa – ou, melhor, um espaço interactivo, já que aqui não vamos encontrar obras de arte históricas ou outros objectos que convidem à contemplação.
No Museu das Ilusões, como o nome deixa antever, o atractivo é experimentar várias instalações (vinte, ao todo) que «jogam com a percepção humana»: os responsáveis falar em salas que «desafiam a gravidade» ou que alteram o tamanho das pessoas – numa questão de perspectiva, claro.
Além destas, há atracções que incluem experiências interactovas como o «Eléctrico Invertido, a Mesa de Clonagem e a Cabeça na Bandeja». Por também ter um lado científico, o conceito do Museu das Ilusões é o de ‘edutainment’, ou seja, uma mistura entre ‘education’ e ‘enterntainment’ (educação e entretenimento).
O percurso, que engloba experimentar todas as vinte ilusões, dura cerca de 45 minutos e os bilhetes começam nos doze euros – estão à venda no site oficial. Este “museu” está aberto todos os dias das 10 às 20 horas.