No final de Maio, a Japan Tobacco Inc. vai apresentar em Lisboa a sua estratégia para o mercado do tabaco aquecido em Portugal. E, provavelmente, haverá uma nova máquina para conhecer.
IQOS e BAT Glo preparam-se para ver uma nova marca de máquinas de tabaco aquecido a chegar a Portugal. No final de Maio, a Japan Tobacco Inc. (JTI) organiza uma apresentação em Lisboa onde vai revelar a sua «estratégia para o mercado português» neste segmento.
A JTI, fundada em 1999, tem uma máquina chamada Ploom X, que foi lançada em 2021 no Japão e que deve chegar a Itália (mais concretamente, a Milão) na Primavera de 2023, segundo um comunicado da marca; sobre Portugal, nada é dito, mas a JTI garante que a Ploom X chegará a «mercados seleccionados» ao longo de 2023 e 2024.
Dona das marcas de tabaco Camel e Winston, entre outras, a JTI entra agora, em Portugal, num mercado fortemente dominado pela IQOS. Esta marca lançou, no final de 2022, as novas máquinas Iluma; em Abril do mesmo ano, tinha sido a BAT a mostrar as Glo Hyper+, que acabaram por passar despercebidas no mercado.
Segundo informações que estão no site da JTI, a Ploom X usa um sistema de aquecimento chamado HeatFlow, que dispensa lâmina ou espigão, e tem Bluetooth para se ligar ao smartphone (como as Iluma e IQOS 3 e 2.4 já tinham). O preço com que a máquina foi lançada no Japão era de 3980 ienes, o que corresponde a cerca de 28 euros.
Esta máquina distingue-se ainda por não ter qualquer botão físico, mas ao contrário das Iluma não basta colocar o cigarro para começar a usar: há uma superfície táctil num dos lados que serve para activar a máquina, com sessões de consumo a durarem até cinco minutos. Para aquecer, a Ploom X leva cerca de 25 segundos.
O form factor da Ploom X (também há a versão Ploom S) é mais parecido com o da BAT Glo Hyper+ e os cigarros são longos e finos, como os usados pelas máquinas desta empresa.
Em relação ao tabaco, o documento oficial da marca refere vários aromas e versões, com a chancela da Camel e um grande foco no mentol. Em alguns sites é possível ver outro tabaco compatível, o Evo.
Para já, não há versões confirmadas para Portugal ou mesmo se será esta versão da máquina a ser anunciada pela JTI a 24 de Maio, quando a marca fizer a apresentação oficial da sua estratégia em Lisboa.