JTI lança nova máquina de tabaco aquecido em Portugal, mas avisa: «Não queremos obrigar as pessoas a deixar de fumar»

Tabaco aquecido é só mais uma opção no portfólio da JTI e não uma imposição; numa primeira fase, a Ploom X só vai ficar à venda em Lisboa.

©TRENDY Report
©TRENDY Report

A partir desta semana, passa a haver um novo player de tabaco aquecido em Portugal. A JTI, dona da Camel, da Winston e da Amber Leaf apresentou uma máquina para concorrer com a IQOS.

«Não queremos que as pessoas deixem de fumar tabaco convencional e não queremos obrigar ninguém a fazer a transição para o tabaco aquecido». A declaração não deixa de ser polémica e vai contra, por exemplo, a estratégia da PMI (em Portugal, representada pela Tabaqueira), que tem o sistema IQOS.

Há já alguns anos (desde 2017) que a PMI está a apontar para um futuro sem fumo – o já conhecido slogan ‘unsmoke’ (em tradução livre, seria qualquer coisa como ‘desfumar’) – e quer deixar de vender cigarros convencionais, pelo menos no Reino Unido, até 2030.

Mas, segundo Ana Margarida Cordeiro, corporate affairs & communication manager na JTI Portugal, esta não é a ideia da empresa, dona da Camel, da Winston ou da Amber Leaf: o tabaco aquecido surge apenas para que a marca tenha um «portfólio alargado de opções» e não como um produto para substituir outro.

©TRENDY Report
©TRENDY Report | A estratégia da JTI está nos antípodas da anunciada pela PMI em 2017.

Assim, a decisão entre tabaco aquecido e convencional será sempre uma opção do consumidor e não uma imposição da JTI, dado que a marca não quer «forçar as pessoas» a mudar, reforçou a mesma responsável.

No evento de apresentação, que aconteceu ontem em Lisboa e onde o TRENDY Report esteve presente, falou ainda Lucas Chazarreta, country manager da JTI em Portugal, que chegou em Agosto de 2022, vindo da operação mexicana da empresa.

O responsável lembrou que Portugal é o «sétimo país» a nível mundial na adopção de tabaco aquecido, com «450 mil consumidores»; o País é, ainda, o quinto mercado onde a Ploom X, a nova máquina de tabaco aquecido da JTI, está a ser lançada. Este é mesmo o «maior investimento da empresa» para entrar com um produto de tabaco aquecido num novo mercado.

©TRENDY Report
©TRENDY Report | Lucas Charrazeta revelou que Portugal representa o «maior investimento de sempre da JTI» para entrar com tabaco aquecido num novo mercado.

Esta entrada começa por ser feita em Lisboa, uma vez que a é na capital que, segundo os dados da JTI, está a maioria dos consumidores de tabaco aquecido em Portugal. A Ploom X, que chega com tabaco Camel (como já tínhamos avançado), fica disponível em 1300 pontos de venda.

Neste evento de apresentação houve ainda tempo para perceber a opinião da JTI sobre dois temas actuais relacionados com o consumo de tabaco: as restrições de venda/locais autorizados para fumar e a proibição dos sabores, ambas a partir de Outubro deste ano.

Sobre o primeiro tema, Ana Margarida Cordeiro criticou o facto de não haver tempo para uma «discussão mais profunda» sobre as novas regras e lembrou que se as restrições de venda foram para a frente, o número de pontos pode passar de «55 mil para 5 mil». Contudo, o Governo fez marcha atrás e reviu a Lei para permitir a venda em gasolineiras, que se juntam a tabacarias e aeroportos na lista de locais autorizados para vender tabaco.

©TRENDY Report
©TRENDY Report | Ao todo, a JTI vai ter seis versões de tabaco aquecido, duas delas com cápsula.

Em relação à proibição dos sabores, a estratégia será mesmo «deixar de vender» as versões Camel de mentol, frutos vermelhos e pêra quando a lei for promulgada; desta directiva, ficam de fora os sabores a tabaco convencional, que no caso da JTI são dois: Bronze (sabor intenso a tabaco), Gold (sabor suave a tabaco).

Durante a próxima semana, vamos experimentar com detalhe a nova Ploom X e algumas versões de tabaco aquecido para fazer um artigo com a nossa avaliação desta nova máquina da JTI que pode ser comprada em Portugal por 25 euros, com dois maços de tabaco incluídos (Gold e Emerald).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].