Portal da Queixa: Uber Eats continua a ser a app com mais queixas no delivery, mas é a Glovo que se afunda nos rankings

Entre Janeiro, o Portal da Queixa recebeu quase duzentas reclamações sobre o mau serviço das apps de entregas. A Glovo é a pior app do ranking relativo ao índice de satisfação.

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Em 2022, o Portal da Queixa teve um aumento de 57% nas reclamações sobre plataformas de entrega de refeições em casa. A Uber Eats continua a ser a app mais visada.

É uma tendência que se tem vindo a repetir: o aumento das queixas relacionadas com o mau serviço das apps de delivery, com a Uber Eats à cabeça, seguida da Glovo e da Bolt Food, as três principais plataformas do género.

Tal como já tinha acontecido no último relatório do Portal da Queixa, a Uber Eats continua a ser a app com mais reclamações totais, uma realidade que terá que ver com o facto de também ser a mais usada, em Portugal.

No ano passado a Uber Eats foi a responsável por 1000 queixas registadas neste site, quase o dobro das da Glovo: 541. No terceiro lugar deste pódio, onde ninguém quer estar, fica a Bolt Food com 176.

«Atrasos ou erros nas entregas do pedido e problemas com o reembolso são os principais motivos» denunciados pelos utilizadores do Portal da Queixa. Em 2022, o site recebeu 1788 reclamações relacionadas com estas apps de delivery, um aumento de 57% em relação ao mesmo período de 2019 (1142), mas uma queda de 46% face a 2020 (3314).

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©Portal da Queixa / DR. | A Glovo teve um annus horribilis no Portal da Queixa: passou de uma das melhores apps do índice de satisfação para a pior.

Neste novo relatório do Portal da Queixa, há uma quebra assinalável da Glovo no que respeita a dois critérios: no índice de satisfação dos clientes a app espanhola caiu dos 65.5 pontos de 2020, para os 13.2, e passa a ser a pior, neste indicador.

Contudo, foi na taxa de resposta dada aos utilizadores nos seus canais oficiais que a app deu o maior trambolhão: dos 99,1% passou para apenas 10,1%, uma queda de 89 pontos percentuais. Esta semana, a Glovo foi notícia pelos 250 despedimentos que vai fazer em Espanha.

Em sentido inverso está a Uber Eats: apesar de ter mais queixas, regista um bom desempenho nestes dois pontos, em relação a 2020. No índice de satisfação subiu dos 52.2 para os 62.1 e, na taxa de resposta, melhorou bastante tendo em conta a realidade de há dois anos: agora tem 99,7%, contra os anteriores 67,1%.

No mercado das apps de delivery, o serviço mais bem cotado é o da startup portuguesa EatTasty: lidera no índice de satisfação com 83.1 pontos e teve apenas uma reclamação em 2022.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].