Loulé – uma Jóia Algarviana

©CM Loulé
©CM Loulé

Loulé é uma jóia praticamente intocada, uma pequena cidade localizada a 20 minutos da praia mais próxima. É a cidade histórica perfeita se quiser experimentar a cultura verdadeira Portuguesa. Loulé passa despercebida por muitos turistas que visitam o Algarve, que preferem experimentar as praias, bares e restaurantes, mas é uma cidade com muito para oferecer.

Imperdível para os turistas que procuram conhecer o lado real do país, é um lugar onde você pode observar a vida local. Se você for dirigir, verifique se tem sua licença internacional de condução.

História da Cidade
A cidade está cheia de vida, também é extremamente serena – os paralelepípedos, a arquitetura e as ruas sinuosas podem levá-lo de uma praça movimentada a um jardim tranquilo e vazio em um piscar de olhos.

As ruas sinuosas e medinas espalhadas pela cidade transportam-no para o período islâmico da história de Loulé. Portugal é um país predominantemente católico e poucos conhecem a história islâmica, mas ela é visível em toda a cidade de Loulé.

O desenho das ruas, a comida, as mesquitas antigas e os banhos islâmicos – você ainda pode sentir a influência quase mil anos depois.

O que Resta?
Da Loulé Islâmica, restam apenas as paredes e a localização da mesquita. Na Igreja Nossa Senhora da Conceição pode-se encontrar um pedaço da antiga muralha da cidade Islâmica, juntamente com algumas pinturas fantásticas que decoram uma parede de azulejos – um estilo típico Português.

As muralhas cercam uma área de cinco hectares e mostram que a cidade desempenhou um papel importante neste período, embora não seja mencionado na história escrita. Pode encontrar muitos outros elementos arquitectónicos que apontam fortemente para a propagação do Islão em Loulé.

A história desse período foi preservada através da construção do mercado municipal, um bom exemplo da arquitetura Mourisca revivalista.

Mercado de Loulé
Além da história incrível, você encontrará muitas atividades adequadas para pessoas de todas as idades. O mercado de Loulé acontece todos os sábados das 8h às 13h, com agricultores e vendedores vindos de todas as partes para vender comida tradicional portuguesa e artesanato local.

Encontrará as mais incríveis frutas, legumes, belas carnes e muitos produtos feitos com materiais tradicionais portugueses. Pode sentar-se num café com uma bebida e um pastel de nata e observar as pessoas por horas.

Você pode desfrutar as ruas sinuosas sem nenhum destino específico em mente, embora elas possam ser complexas de navegar, portanto, certifique-se de ter algum tipo de mapa.

Veja Tudo que Loulé tem Para Oferecer
Visitas guiadas também estão disponíveis, se queres conhecer a cidade com um especialista em história da cidade. Pode fazer uma viagem a Tor, uma aldeia nas colinas de Loulé para experimentar o campo e visitar o vinhedo familiar recém-construído – Quinta da Tôr. O vinhedo está equipado com uma piscina e é um dia maravilhoso para todos.

Desfrute de um mergulho, uma garrafa de vinho local e relaxe com seus queridos. Se isso não for suficiente, você pode alugar um buggy ou quadriciclo e passear pelas colinas e leitos dos rios da região, se estiver procurando por uma experiência mais cheia de adrenalina.

Apesar de não estar em cima da lista da maioria dos turistas que visitam o Algarve, Loulé é a cidade perfeita se quiser experimentar a cultura verdadeira Portuguesa.

 

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.