Motivos Para Comprar Uma Guitarra Clássica

©Gustavo Borges
©Gustavo Borges

Uma guitarra clássica é uma guitarra de cordas de nylon que é tocada a solo ou em conjunto. Tem um som mais melancólico que uma guitarra acústica e é frequentemente utilizada em música clássica, flamenco, jazz e outros géneros musicais.

Uma guitarra clássica é uma ótima opção para alguém que que queira descobrir se gosta de tocar guitarra e se quer investir nesta arte. As guitarras clássicas são, tipicamente, mais baratas do que outros tipos de guitarras, tornando-as uma boa escolha para os músicos principiantes. Além disso, é mais fácil encontrar guitarras clássicas em tamanhos mais pequenos, o que as torna mais confortáveis de segurar e tocar. Outra vantagem das guitarras clássicas é que têm frequentemente um som mais suave, tornando-as ideais para alguém que queira tocar suavemente as suas canções favoritas.

Embora possam não ser o tipo de guitarra mais popular, as guitarras clássicas oferecem uma série de vantagens que as tornam uma grande escolha para os músicos principiantes.

Porquê Escolher Uma Guitarra Clássica

  • As cordas de nylon são mais suaves nos dedos do que as cordas de aço. As cordas de aço podem ser bastante dolorosas de tocar, se não estiver habituado a elas. As cordas de nylon são também mais macias na tábua de trastes, pelo que são menos suscetíveis de danificar a madeira.
  • A forma do corpo de uma guitarra clássica é, geralmente, mais pequena e mais estreita do que a de uma guitarra de cordas de aço, tornando-a mais confortável para tocar durante longos períodos.
  • Produzem um som mais melancólico que as guitarras de cordas de aço. Se estiver à procura de um som mais suave, então uma guitarra clássica é o caminho a seguir.
  • As guitarras clássicas têm uma relação preço e qualidade mais amigável a orçamentos mais pequenos e guitarristas menos exigentes.
  • As guitarras clássicas são instrumentos versáteis que podem ser usados para muitos géneros de música diferentes, incluindo clássica, flamenca, pop e jazz.
  • As guitarras clássicas têm uma história rica e estão associadas a músicos famosos como Andres Segovia e Julian Bream. Aprender a tocar a guitarra clássica pode proporcionar uma ligação a estes grandes músicos.

A guitarra clássica também tem algumas limitações, tal como ser mais difícil de amplificar, se não for eletrificada, e não ser tão usada em estilos que necessitem o uso de efeitos sobre o som da guitarra. Contudo, não deixa de ser altamente versátil.

Marcas A Considerar

Há muitas marcas famosas de guitarras que são conhecidas por produzir guitarras clássicas de alta qualidade. Algumas das marcas mais populares incluem Alhambra, Yamaha e Takamine.

Estas marcas são todas confiadas por guitarristas profissionais e oferecem uma vasta gama de guitarras clássicas para satisfazer as necessidades de qualquer músico.

Alhambra é uma marca espanhola que fabrica guitarras há mais de 50 anos. As guitarras Alhambra são conhecidas pela sua bela destreza e excelente tonalidade.

A Yamaha é uma empresa japonesa que fabrica instrumentos musicais há mais de 100 anos. As suas guitarras clássicas são conhecidas pela sua durabilidade e tocabilidade.

Takamine é uma marca japonesa que tem vindo a fazer guitarras acústicas desde 1962. As suas guitarras clássicas são conhecidas pela sua excelente qualidade de construção e som rico e completo.

Seja qual for o seu orçamento ou estilo de tocar, existe certamente uma guitarra clássica de uma destas marcas que é perfeita para si.

Conclusão

A guitarra clássica é um instrumento que pode ser utilizado numa variedade de estilos musicais. Na música clássica, a guitarra é frequentemente utilizada como acompanhamento de outros instrumentos, proporcionando um som rico e completo.

A guitarra também pode ser usada como instrumento solo, e muitas peças clássicas foram compostas especificamente para a guitarra.

No geral, uma guitarra clássica é uma grande escolha para qualquer músico que procure um instrumento acessível e versátil com um som mais suave.

Numa loja de música como a LudiMusic encontrará várias marcas e modelos, e até poderá entrar em contacto com um especialista que o poderá ajudar a escolher a sua primeira guitarra!

Quer esteja apenas a começar ou a procurar adicionar outra guitarra à sua coleção, considere comprar uma guitarra clássica e comece a explorar o seu som e capacidades únicas.


O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.