Casa Graviola, o restaurante brasileiro de Lisboa que serve «amor em forma de prato»

Entre as sugestões da Casa Graviola estão os Tatakis de Salmão e Atum com Abacate, Berrie Pancakes, Salmão com Crosta de Caju e Lasanha ao Pomodoro.

©Casa Graviola
©Casa Graviola

Com sete restaurantes no Brasil, a Casa Graviola chega agora a Portugal; no menu há «comida saudável» feita com «ingredientes naturais, biológicos e locais».

«Servir amor em forma de prato». É este o objectivo da Casa Graviola, uma marca/franchise de restaurantes criada por Abner Cabral e Manuela Maia, no Rio de Janeiro, que começou por ser um food truck. A marca chega agora a Portugal pelas mãos de David e Tiago Almeida.

O restaurante promete «boa comida, confeccionada com ingredientes naturais e preferencialmente biológicos e locais», a que se junta um «ambiente descontraído, leve e com cheirinho a Verão», explicam os fundadores.

©Casa Graviola
©Casa Graviola | O Tataki de Atum é um dos pratos de destaque: tem abacate, lombo de atum, selado e fatiado, arroz negro, pesto de manjericão e aioli de açafrão (16,90 euros).

No menu, destacam-se «pratos à base de frango, atum e salmão», assim como «opções vegetarianas, saladas, pizzas, hambúrgueres, bowls e smoothies»; além de servir almoços ou jantares, a Casa Graviola também serve pequenos-almoços e brunches – está aberta das 8:30 às 22 (ou até às 23:30, Sextas e Sábados).

Entre as sugestões do restaurante, estão a Tosta de Ricota, os Tatakis de Salmão e Atum com Abacate, Berrie Pancakes, Salmão com Crosta de Caju, Lasanha ao Pomodoro e, para sobremesa, O Melhor Brownie do Mundo. Para beber, a Casa Graviola destaca o suchá (chá frio e fruta) com Mate da Casa ou sumos de frutas do dia.

A Casa Graviola tem uma sala para cinquenta pessoas; contudo, na esplanada sentam-se apenas seis pessoas. A decoração faz lembrar uma «casa de praia»: tem «madeiras rústicas, cestarias, plantas», num espaço dominado pelo branco, a «cor de eleição» destes restaurantes.

©Casa Graviola
©Casa Graviola | A decoração do restaurante faz lembrar uma «casa de praia».

O restaurante fica na zona do Cais do Sodré, no número 66 da Rua da Boavista, onde antigamente estava o restaurante Menina e Moça – Pizzaria Healthy Food.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].