Red Bull Big Wave Awards 2022: estas são as melhores ondas gigantes do ano

©Jeremy Bishop
©Jeremy Bishop

A World Surf League concede US$ 350.000 para surfistas, fotógrafos e filmadores envolvidos nas maiores ondas gigantes do ano.

Tanto fãs como especialistas no assunto, donos de sites como o BetWinner Portugal, ansiavam por ver a grande competição do Red Bull de 2022. E é que o surf é um desporto que oferece tudo em termos de desafio, sacrifício e, em além disso, com a justa participação em termos de perigo ao lidar com ondas tão grandes quanto as que se enquadram nesta categoria de competição.

E já está decidido, pois já existem vencedores oficiais do Red Bull Big Wave Awards 2022! Os $ 350.000 são divididos em três categorias – masculino e feminino – que são Ride of the Year (melhor onda gigante surfada), Biggest Tow (maior tow-in) e Biggest Paddle (maior remo). Não só para os surfistas, mas também para os fotógrafos e filmadores que se encarregaram de registrar seus feitos.

Entre as 300 participações, com ondas gigantes surfadas entre 1 de abril de 2021 e 31 de março de 2022, destacou-se a onda de Justine Dupont. A surfista francesa ganhou dois dos três prêmios em sua categoria. Esta é a lista completa dos vencedores:

Passeio do ano

Este prémio visa premiar as melhores ondas grandes surfadas durante a temporada. Na categoria masculina, desta vez coube ao italiano Francisco Porcella, para sua onda em Jaws (Havaí, Estados Unidos) em 2 de novembro de 2021.

Na categoria feminina, a vencedora foi Justine Dupont, por sua onda monstruosa surfada em Teahupoo (Taiti, Polinésia Francesa) em 13 de agosto de 2021.

Maior reboque

As maiores ondas do ano, aquelas que só podem ser surfadas com a ajuda de um jet ski, ocorrem quase sempre na Nazaré. Não surpreendentemente, as 10 nomeações em ambas as categorias foram na Praia do Norte, neste município português, onde rebenta a maior onda do mundo. Na categoria masculina, o vencedor foi Mason Barnes, por sua onda em 26 de fevereiro de 2022.

Na categoria feminina, Justine Dupont venceu com uma onda em 8 de janeiro de 2022. Claro, ela teve 3 das 5 candidatas.

Maior remo

Não são as maiores ondas do ano, mas são igualmente impressionantes. Porque eles são surfados apenas com a ajuda do próprio corpo. Quero dizer remo. Na categoria masculina, o vencedor foi Billy Kemper por uma onda gigante surfada em Jaws em 2 de novembro de 2021.

Na categoria feminina, Justine Dupont não venceu, embora tenha terminado em segundo. O primeiro lugar foi para Annie Reickert, também em Jaws, no mesmo dia: 2 de novembro de 2021.

Recorde-se que nesta edição do Red Bull Big Wave Awards foi também oficializado um recorde do Guinness: o da maior onda alguma vez surfada. O prêmio foi para o alemão Sebastian Steudtner, que surfou uma onda de 26,21 metros na Praia do Norte (Nazaré), em 29 de outubro de 2020, durante a tempestade do furacão Epsilon.



O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.