Nova temporada do Teatro Nacional D. Maria II começa em Setembro com uma peça de Pedro Penim

O novo director artístico do Teatro Nacional D. Maria II é o autor do espectáculo que marca o arranque da (curta) temporada de 2022 - Casa Portuguesa.

©Filipe Ferreira | Teatro Nacional D. Maria II
©Filipe Ferreira | Teatro Nacional D. Maria II

O novo director artístico do Teatro Nacional D. Maria II é o autor do espectáculo que marca o arranque da (curta) temporada de 2022 – Casa Portuguesa.

Pedro Penim, que sucedeu a Tiago Rodrigues na direcção artística do D. Maria II, dá o pontapé de saída da próxima temporada deste teatro com a sua primeira criação, desde que assumiu este cargo.

Dia 22 de Setembro, sobe ao palco Casa Portuguesa, uma peça que «reflecte sobre o organismo família e a sua organização social em Portugal, olhado o passado e questionando o presente», explica Pedro Penim. No elenco estão Carla Maciel, João Lagarto, Sandro Feliciano e os Fado Bicha.

A nova temporada, que tem o mote ‘Antecipar o Futuro’, será mais curta que o habitual: o teatro vai estar em obras durante todo o ano de 2023. Ainda assim, vai ser possível ver oito espectáculos: «Quatro produzidos ou co-produzidos pelo D. Maria II e quatro internacionais».

©Carlos Pinto | Pedro Penim
©Carlos Pinto | Pedro Penim assina a sua primeira peça como director artístico do Teatro Nacional D. Maria II.

Entre estes estão Espelhos e Monstros, Cadernos de, Zoo Story, Cosmic Phase/Stage e Atlântida (estes dois na Sala Estúdio, no âmbito de um programa de «cultura contemporânea, dedicado ao pensamento, à política, à tecnologia e à arte que há de vir»), Ça Ira (1) Fin de Louis e Dobra.

Entre os outros destaques da próxima temporada do Teatro Nacional D. Maria II estão ainda uma homenagem a Ruy de Carvalho (que faz oitenta anos de carreira em 2022), a iniciativa Clube dos Poetas Vivos e quatro edições ao vivo do Ensaio Geral, o magazine cultural da Rádio Renascença.

A programação completa pode ser vista aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].