X-Ô: a Rowenta criou um modelo wireless que junta a flexibilidade de um aspirador vertical com a potência de um tradicional

O X-Ô pode ser a resposta a um desejo antigo: ter um aspirador com a potência e capacidade de um com fios, mas com a flexibilidade e polivalência de um vertical.

Custa quase quinhentos euros. O X-Ô (lê-se ‘éksô’) é a mais recente aposta da Rowenta para o segmento de pequenos electrodomésticos para casa e parece juntar o melhor de dois mundos.

Com uma forma semelhante a uma bola, o X-Ô tem aquele cano habitual dos aspiradores trenó, mas que se pode destacar para que usemos apenas o tubo flexível; também é possível destacar a escova tradicional para carpetes e parquet e usar apenas uma para sofás – está tudo integrado e não é preciso estar a montar acessórios.

©Rowenta
©Rowenta | As escovas estão integradas no cabo e no cano do X-Ô, o que aumenta a polivalência do aspirador.

Para lhe dar mais flexibilidade, este aspirador tem duas grandes rodas quase a todo o tamanho da “caixa”, a que se juntam mais 54 mini-rodas embutidas nestas duas maiores. Isto faz com que o X-Ô se possa movimentar, virtualmente, em todas as direcções, sem o problema de ser arrastado pelo chão, quando o estivermos a puxar.

A Rowenta conseguir criar uma bateria que dá para noventa minutos no modo ‘Eco’; por falar em modos de potência (a máxima é de 230 AW), há mais três – ‘Max’, ‘High’ e ‘Boost’, este último o mais potente e que reduz a autonomia de forma significativa.

Ainda assim, mesmo neste modo, o X-Ô consegue ser bastante silencioso: no curto teste que fizemos durante a apresentação aos jornalistas deste aspirador, percebemos que os níveis de ruído são, efectivamente, muito baixos e em alguns momentos parecia mesmo não estar ligado.

©Rowenta
©Rowenta | É possível destacar um pequeno controlo remoto para definir a potência do X-Ô quando não estamos a usar o cabo principal.

No cabo do X-Ô está ainda um comando remoto para que consigamos seleccionar o modo quando usamos apenas o cano com a escova, sem a pega principal – aqui, a marca inclui ainda a tecnologia Flex que já tinha noutros modelos, que permite dobrar o tubo em 90 graus, para aspirar debaixo de camas e móveis.

Este aspirador vem em duas versões uma com apenas uma bateria e duas escovas (495 euros) e outra com duas baterias e uma escova maxi turbo (595 euros).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].