Eliminar as preocupações financeiras

©LiteBit
©LiteBit

Acabar com as preocupações financeiras. Que maravilha, mas ao mesmo tempo soa irreal, não soa? Nunca mais ter de se preocupar em pagar a sua renda ou hipoteca, poder viver a sua vida da forma que deseja e só ter de trabalhar quando lhe apetecer.

Já o deixámos curioso? Talvez pense ter encontrado a solução – investir em crypto, porque comprar Bitcoin pode trazer muito dinheiro, certo? Claro que sim, quando as coisas estão a correr bem. Mas, se optar por investir em criptomoeda para libertar o seu futuro, isso também envolverá um grande risco.

Por exemplo, a quantia que investiu neste momento pode ter diminuído enormemente dentro de 40 anos. Em suma, pode dar-lhe pouca segurança financeira quando se está a aproximar da idade da reforma. A mesma história se aplica ao investimento em ouro.

Embora anteriormente este costumasse ser considerado um elemento estável, hoje em dia nem sempre é assim e o preço do ouro para o próximo ano é tudo menos garantido. Então, como pode fazer para se assegurar de que o seu futuro seja definido pela independência financeira e a ausência de preocupações financeiras?

Independência financeira
Antes de mais, comecemos pelo conceito de independência financeira, porque o que é que isto significa ao certo? Caso tenha alcançado a independência financeira, então este é simplesmente o momento em que o seu rendimento passivo de todos os meses é superior a todos os custos fixos que tem a pagamento.

Assim, o dinheiro entra “automaticamente” todos os meses, sem que tenha de trabalhar ativamente para ele, sendo que este montante é superior aos gastos e despesas que detém, entre outras coisas, com o arrendamento, contas e mercearias.

Assim, a independência financeira não significa necessariamente abandonar o trabalho. Apesar do facto de todos os meses haver mais rendimentos passivos a entrar do que custos fixos a sair, ainda se pode continuar a trabalhar, no caso de isso o fazer feliz. O foco, nesse momento, é mais em que seja capaz de organizar a sua vida da forma como deseja.

Mudar a forma como vive a sua vida
É interessante, mas como se consegue isto? Hoje em dia, está a surgir um novo movimento, também chamado FIRE, que consiste num grupo de pessoas que, com os seus próprios princípios, tentam alcançar a independência financeira o mais rapidamente possível.

O seu objetivo é viver com o mínimo e o mais minimalistamente possível, com a finalidade de, desta forma, investirem o dinheiro que poupam. Em suma, quanto mais minimalista for a vida, mais poupa e maior é o montante que consegue investir. Por outras palavras, mais cedo conseguirá alcançar a independência financeira.

Isto pode parecer simples, mas para o dizer sem rodeios, significa que tem de mudar toda a sua vida. Comer fora, ir passar férias em resorts tropicais e ginásios – tudo isto são coisas do passado quando se junta ao movimento FIRE. Aqui, vive uma vida minimalista até se tornar financeiramente independente.

Para uma pessoa isto pode implicar esforços até aos 30 anos, para outra até aos 55 anos. É preciso desistir de muita coisa, mas irá receber muita coisa em retorno.

Diga com franqueza, será que um futuro sem preocupações financeiras ainda soa tão apelativo depois de ler este artigo?

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.