Se Ă© um utilizador das redes sociais sabe o quĂŁo rĂĄpido as coisas se modificam nas plataformas digitais, como o Facebook e o Twitter.
O ano de 2021 trouxe novas funcionalidades como os streamings ao vivo tornarem-se comuns, enquanto a Realidade Aumentada (RA) começou a aparecer em alguns filtros â como Ă© caso do McDonaldâs que permitiu aos utilizadores disparar virtualmente lasers dos seus olhos.
Com o mundo online em constante evolução, quais sĂŁo as tendĂȘncias que poderemos observar em 2022? Abaixo listamos 6 grandes tendĂȘncias.
Mais conteĂșdos de vĂdeos curtos
A explosĂŁo de conteĂșdos no Tik-Tok nos Ășltimos anos inspirou milhĂ”es de pessoas a tornarem-se as estrelas das suas prĂłprias criaçÔes de vĂdeos. A pandemia ajudou aos utilizadores, com mais tempo livre, a tornarem-se mais criativos e a publicar as suas ofertas mais recentes.
A situação Ă©: com tanto conteĂșdo para ver e tĂŁo pouco tempo, os conteĂșdos com vĂdeos curtos estĂŁo a ganhar terreno. Os vĂdeos curtos e rĂĄpidos que resumem o que o criador quer dizer em apenas alguns segundos tĂȘm uma maior probabilidade de se tornarem virais.
NĂŁo estĂĄ convencido? Recentemente o Instagram anunciou que mais de 500 milhĂ”es de seguidores utilizam as «stories» todos os dias, onde a maioria do conteĂșdo tem apenas alguns segundos de duração.
Mais opçÔes de compras
As compras online aumentaram a sua presença nos Ășltimos anos. Considerando-se que, no passado, visitĂĄvamos diferentes sites para comprar roupas, bilhetes de lotaria ou qualquer outra forma de comĂ©rcio que lhe venha Ă mente, agora, com as redes sociais, pode ter tudo numa sĂł plataforma.
As plataformas principais estão constantemente a actualizar os seus recursos para acomodar esta grande procura pelas compras online. Sabemos tudo sobre as lojas de negócios do Facebook. No entanto, o Instagram jå permite, igualmente, que as empresas usem tags nos produtos para oferecer uma visualização segura e fåcil dentro da plataforma.
As estatĂsticas confirmam a mudança relativamente Ă s compras nas redes sociais: mais de metade dos utilizadores pesquisam por produtos atravĂ©s destas plataformas, em vez das compras padrĂŁo pela Internet atravĂ©s de um navegador â o que sugere que em breve poderĂĄ se tornar a principal forma de comĂ©rcio online.
Mais micro-influenciadores
JĂĄ ouviu falar em influenciadores, aquelas pessoas com grandes plataformas que publicam conteĂșdo para milhĂ”es de pessoas todos os dias. Mas o que sĂŁo micro influenciadores?
Bem, estes sĂŁo utilizadores das redes sociais que tĂȘm uma quantidade significativa de seguidores, alguns com milhares de pessoas a seguir, e que se focam em nichos. Estes podem ser beleza, bem-estar ou uma panĂłplia de outros tĂłpicos que as pessoas adoram.
As empresas gostam de trabalhar com micro-influenciadores de qualidade porque estes oferecem uma oportunidade de marketing para os seus produtos e sĂŁo uma forma fĂĄcil de se conectar com a sua base de clientes. Podem enviar produtos gratuitos para publicitarem e, muitas vezes, pagar um salĂĄrio.
Os micro influenciadores estĂŁo a tornar-se cada vez mais comuns nas redes sociais e oferecem uma visĂŁo sobre novos produtos, muitas vezes antes de estes estarem disponĂveis no mercado.
Reddit gera vĂĄrios negĂłcios ramificados
JĂĄ ouviu falar no Discord? Se nĂŁo ouviu, provavelmente ouvirĂĄ em breve. Conhecido como âSlack para jogosâ Ă© uma plataforma muito popular para jogadores que evoluiu a partir de um sub-fĂłrum do Reddit.
Este Ă© um excelente exemplo de como a riqueza de conteĂșdo no Reddit estĂĄ prestes a âdesvendarâ diferentes aplicaçÔes semelhantes aos que o Craigslist inspirou, como o Airbnb e a Indeed hĂĄ alguns anos.
Fique atento Ă s novas startups inspiradas no Reddit este ano, ĂĄ medida que os utilizadores descobrirem uma forma de converter estes sub-reddits em grandes negĂłcios utilizando a tecnologia mais recente.
Mais Realidade Aumentada (RA)
JĂĄ mencionamos que os clientes do McDonaldâs podem disparar lasers atravĂ©s dos seus olhos graças Ă RA, mas a tecnologia Ă© mais do que isto. A força matriz que a sustenta Ă© a sua fĂĄcil utilização. Os utilizadores podem utilizar os recursos nos seus dispositivos inteligentes, sem a necessidade de hardware adicional.
Existem vårios exemplos, que incluem o Starbucks que utilizou o Youtube para transmitir os seus copos especiais do Dia dos Namorados que se transformam em mensagens mågicas de amor e o Snapchat que, em colaboração com a Gucci, criou uma prova virtual das roupas.
A beleza destas funcionalidades é que elas são interactivos e aumentam o envolvimento do utilizador. Com milhÔes de dólares para investir espere ver cada vez mais empresas a utilizar a RA no próximo ano.
Facebook continuarĂĄ a ser o nĂșmero 1
NĂŁo obstante tenha se deparado com centenas de questĂ”es sobre a sua segurança, privacidade e o comportamento Ă©tico geral ao longo dos anos, o Facebook continua ainda a ser a rede social nĂșmero 1 no mercado.
Ă provĂĄvel que em 2022 continue a manter o seu lugar de topo: nĂŁo Ă© apenas o grande nĂșmero de utilizadores que o coloca na «pole-position»â quase 3 mil milhĂ”es, de acordo com uma contagem recente â mas sim, a quantidade e o tempo que as pessoas dispensam nesta rede. Um relatĂłrio indicou uma mĂ©dia de 58 minutos por sessĂŁo. Isto representa muito tempo para clicar em conteĂșdos patrocinados e em contas comerciais que fornecem os enormes nĂveis de receitas que mantĂȘm o FB como a principal rede social.
O Youtube continua em alta, contudo, podemos ver uma mudança nos próximos anos.