Ano novo, vida nova: 6 tendĂȘncias das redes sociais para 2022

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Foto por Jeremy Bezanger em unsplash.com

Se Ă© um utilizador das redes sociais sabe o quĂŁo rĂĄpido as coisas se modificam nas plataformas digitais, como o Facebook e o Twitter.

O ano de 2021 trouxe novas funcionalidades como os streamings ao vivo tornarem-se comuns, enquanto a Realidade Aumentada (RA) começou a aparecer em alguns filtros – como Ă© caso do McDonald’s que permitiu aos utilizadores disparar virtualmente lasers dos seus olhos.

Com o mundo online em constante evolução, quais sĂŁo as tendĂȘncias que poderemos observar em 2022? Abaixo listamos 6 grandes tendĂȘncias.

Mais conteĂșdos de vĂ­deos curtos

A explosĂŁo de conteĂșdos no Tik-Tok nos Ășltimos anos inspirou milhĂ”es de pessoas a tornarem-se as estrelas das suas prĂłprias criaçÔes de vĂ­deos. A pandemia ajudou aos utilizadores, com mais tempo livre, a tornarem-se mais criativos e a publicar as suas ofertas mais recentes.

A situação Ă©: com tanto conteĂșdo para ver e tĂŁo pouco tempo, os conteĂșdos com vĂ­deos curtos estĂŁo a ganhar terreno. Os vĂ­deos curtos e rĂĄpidos que resumem o que o criador quer dizer em apenas alguns segundos tĂȘm uma maior probabilidade de se tornarem virais.

NĂŁo estĂĄ convencido? Recentemente o Instagram anunciou que mais de 500 milhĂ”es de seguidores utilizam as «stories» todos os dias, onde a maioria do conteĂșdo tem apenas alguns segundos de duração.

Mais opçÔes de compras

As compras online aumentaram a sua presença nos Ășltimos anos. Considerando-se que, no passado, visitĂĄvamos diferentes sites para comprar roupas, bilhetes de lotaria ou qualquer outra forma de comĂ©rcio que lhe venha Ă  mente, agora, com as redes sociais, pode ter tudo numa sĂł plataforma.

As plataformas principais estão constantemente a actualizar os seus recursos para acomodar esta grande procura pelas compras online. Sabemos tudo sobre as lojas de negócios do Facebook. No entanto, o Instagram jå permite, igualmente, que as empresas usem tags nos produtos para oferecer uma visualização segura e fåcil dentro da plataforma.

As estatĂ­sticas confirmam a mudança relativamente Ă s compras nas redes sociais: mais de metade dos utilizadores pesquisam por produtos atravĂ©s destas plataformas, em vez das compras padrĂŁo pela Internet atravĂ©s de um navegador – o que sugere que em breve poderĂĄ se tornar a principal forma de comĂ©rcio online.

Mais micro-influenciadores

JĂĄ ouviu falar em influenciadores, aquelas pessoas com grandes plataformas que publicam conteĂșdo para milhĂ”es de pessoas todos os dias. Mas o que sĂŁo micro influenciadores?

Bem, estes sĂŁo utilizadores das redes sociais que tĂȘm uma quantidade significativa de seguidores, alguns com milhares de pessoas a seguir, e que se focam em nichos. Estes podem ser beleza, bem-estar ou uma panĂłplia de outros tĂłpicos que as pessoas adoram.

As empresas gostam de trabalhar com micro-influenciadores de qualidade porque estes oferecem uma oportunidade de marketing para os seus produtos e sĂŁo uma forma fĂĄcil de se conectar com a sua base de clientes. Podem enviar produtos gratuitos para publicitarem e, muitas vezes, pagar um salĂĄrio.

Os micro influenciadores estĂŁo a tornar-se cada vez mais comuns nas redes sociais e oferecem uma visĂŁo sobre novos produtos, muitas vezes antes de estes estarem disponĂ­veis no mercado.

Reddit gera vĂĄrios negĂłcios ramificados

JĂĄ ouviu falar no Discord? Se nĂŁo ouviu, provavelmente ouvirĂĄ em breve. Conhecido como ‘Slack para jogos’ Ă© uma plataforma muito popular para jogadores que evoluiu a partir de um sub-fĂłrum do Reddit.

Este Ă© um excelente exemplo de como a riqueza de conteĂșdo no Reddit estĂĄ prestes a ‘desvendar’ diferentes aplicaçÔes semelhantes aos que o Craigslist inspirou, como o Airbnb e a Indeed hĂĄ alguns anos.

Fique atento Ă s novas startups inspiradas no Reddit este ano, ĂĄ medida que os utilizadores descobrirem uma forma de converter estes sub-reddits em grandes negĂłcios utilizando a tecnologia mais recente.

Mais Realidade Aumentada (RA)

JĂĄ mencionamos que os clientes do McDonald’s podem disparar lasers atravĂ©s dos seus olhos graças Ă  RA, mas a tecnologia Ă© mais do que isto. A força matriz que a sustenta Ă© a sua fĂĄcil utilização. Os utilizadores podem utilizar os recursos nos seus dispositivos inteligentes, sem a necessidade de hardware adicional.

Existem vårios exemplos, que incluem o Starbucks que utilizou o Youtube para transmitir os seus copos especiais do Dia dos Namorados que se transformam em mensagens mågicas de amor e o Snapchat que, em colaboração com a Gucci, criou uma prova virtual das roupas.

A beleza destas funcionalidades é que elas são interactivos e aumentam o envolvimento do utilizador. Com milhÔes de dólares para investir espere ver cada vez mais empresas a utilizar a RA no próximo ano.

Facebook continuarĂĄ a ser o nĂșmero 1

NĂŁo obstante tenha se deparado com centenas de questĂ”es sobre a sua segurança, privacidade e o comportamento Ă©tico geral ao longo dos anos, o Facebook continua ainda a ser a rede social nĂșmero 1 no mercado.

É provĂĄvel que em 2022 continue a manter o seu lugar de topo: nĂŁo Ă© apenas o grande nĂșmero de utilizadores que o coloca na «pole-position»– quase 3 mil milhĂ”es, de acordo com uma contagem recente – mas sim, a quantidade e o tempo que as pessoas dispensam nesta rede. Um relatĂłrio indicou uma mĂ©dia de 58 minutos por sessĂŁo. Isto representa muito tempo para clicar em conteĂșdos patrocinados e em contas comerciais que fornecem os enormes nĂ­veis de receitas que mantĂȘm o FB como a principal rede social.

O Youtube continua em alta, contudo, podemos ver uma mudança nos próximos anos.

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