IQOS Iluma. A nova máquina de tabaco aquecido já está à venda no Japão, mas só deve chegar a Portugal em 2022

©PMI | IQOS Iluma
©PMI | IQOS Iluma

Quase sete meses depois de ter sido mostrada pela primeira vez no evento evento Virtual Investor Day, a Philip Morris International começou a vender a Iluma no Japão.

A máquina de tabaco aquecido IQOS de próxima geração começa este fim-de-semana a chegar aos primeiros clientes japoneses, mas Portugal não está, para já, nos planos de lançamento da PMI.

Neste momento, o TRENDY sabe que Tabaqueira ainda não tem datas confirmadas para comercializar a IQOS Iluma no País, por isso é muito provável que os consumidores nacionais de tabaco aquecido só tenham acesso a esta nova versão em 2022.

Heets actuais não são compatíveis com as Iluma

A Iluma estreia um novo conceito de funcionamento. Ao contrário da IQOS 3 e 2.4+, não há uma lâmina aquecida que entra no stick de tabaco: aqui, é o tubo da caneta que o aquece de fora para dentro, com a nova tecnologia Smart Core Induction System. Desta forma, a marca diz que não é necessário, sequer, fazer a limpeza exigida nas máquinas actuais.

Outra coisa que muda é o stick de tabaco. Os Heets dão lugar aos Terea, um novo consumível que tem uma faixa de metal no interior e que estão tapados no fundo, para evitar que restos de tabaco caiam e fiquem presos na caneta da Iluma.

©IQOS Japão - DR.
©IQOS Japão – DR. | Os preços de lançamento das máquinas Iluma estão em linha com as IQOS 3 e Multi, quando chegaram a Portugal.

Duas versões: Iluma e Iluma Prime

Esta nova máquina de tabaco aquecido chega em duas versões, a Iluma e a Iluma Prime. A diferença está no carregador (holder) onde guardamos a caneta: o Iluma é semelhante ao IQOS 3 e o Prime tem um novo design com uma abertura horizontal, semelhante a uma carteira. As duas estão disponíveis em várias cores

Ambas as canetas dão para consumir dois sticks de tabaco Terea consecutivos, como acontece com o Duo, e carregam a caneta em menos de dois minutos (1:50). O holder fica totalmente carregado em pouco mais de duas horas (135 minutos).

Quanto a preços, apenas podemos falar em ienes: no Japão, a Iluma custa 69 euros (8980 ienes) e a Prime fica por 99 euros (12 980 ienes). Estes valores são muito semelhantes aos da IQOS 3 e Multi, quando chegaram a Portugal em Dezembro de 2018.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].