Évora Hotel re-inventa a Francesinha: a Alentejaninha é feita com carne de porco e borrego

©Évora Hotel
©Évora Hotel

O Évora Hotel criou uma versão alentejana da Francesinha, um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia nortenha.

O restaurante Regional do Évora Hotel tem uma nova carta de snacks tipicamente alentejanos, onde também há espaço para uma recriação de outro prato nacional com ingredientes da região – a Francesinha.

Além de queijo de Évora gratinado com orégãos, ovos mexidos com espargos verdes, cogumelos salteados em azeite e alho, a tábua de presunto de porco preto ou o pica-pau de novilho, o Évora Hotel tem a Alentejaninha.

Esta reinvenção do Regional deixa de lado a linguiça, a salsicha e a carne de vaca e substitui estes ingredientes por «cachaço de porco alentejano, perna de borrego alentejano e alcatra de carne mertolenga».

O pão também muda, como seria de esperar: em vez do de forma, temos pão alentejano; já o molho é o do assado das carnes. O que se mantém é o ovo estrelado a fazer de “tampa” e as batatas fritas.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].