Indústria de “Sex Toys” sai a ganhar com o distanciamento

Num artigo publicado a 12 de Fevereiro, o jornal i olha para a pandemia sob o ponto de vista da sexualidade e da relação dos portugueses com o sexo ao longo deste período. Como é evidente, o distanciamento social não tem diminuído o desejo sexual e tanto solteiros como casais têm encontrado novas formas de ter prazer.

Os brinquedos sexuais nunca foram tão procurados como agora, a utilização de aplicações de encontros cresceu a olhos vistos e a produção de conteúdos eróticos ganhou um novo fôlego, com o surgimento de novas plataformas como a OnlyFans.

Sobre a pandemia, de forma genérica, o artigo indica alguns dados interessantes, importando reter algumas conclusões de um inquérito levado a cabo pelo site Second Love em dezembro de 2020, que contou com uma amostra de 600 participantes (homens e mulheres):

  • Face à eventualidade de um novo confinamento, 56% dos inquiridos admitiram que o desejo de uma aventura sexual aumentaria;

Sites como o Second Love, o Grindr e o Tinder continuam a ser muito usados para conhecer pessoas. Apesar das regras de distanciamento social limitarem a marcação de encontros, há quem contorne as regras em nome do prazer. Mas também é possível viver a sexualidade de forma mais segura.

A sex shop de Lisboa Vibrolandia registou um aumento nas vendas neste confinamento. E quais são os brinquedos sexuais mais procurados? Nesta sex shop de Lisboa, o Satisfyer – no seu modelo Pro 2 – é o mais procurado. A par nas preferências dos clientes desta sex shop de Lisboa, os homens têm como sex toys preferidos os masturbadores.

Já relativamente a este ano de 2021 e em pleno segundo confinamento, o CEO da Vibrolandia Pedro Correia apontou a descoberta de sex toys controlados por aplicação como uma das novidades no mercado. Estes brinquedos sexuais são emparelhados com o smartphone do utilizador via Bluetooth, o que dá acesso a outro smartphone que, por sua vez, pode comandar o aparelho.

Uma das grandes vantagens das sex shop online é que permitem fazer uma venda discreta e fazer chegar os sex toys de forma simples. Os brinquedos sexuais são enviados via transportadora, sendo também possível encomendar via estafeta para situações em que os brinquedos sexuais forem precisos de forma mais… urgente. Como se vê, esta é uma loja do sexo que é muito mais do que uma loja do sexo.

O mesmo se pode dizer da Maleta Vermelha – que também não é só uma sex shop – embora esta com um conceito diferente que teve que se adaptar ao novo contexto. Habitualmente, este projeto reunia frequentemente um grupo de mulheres. Xana Figueiredo, a responsável, levava para as reuniões uma mala com cosmética, lingerie e brinquedos sexuais. Enquanto apresentava in loco os sex toys, eram também partilhadas dicas de utilização e conselhos de saúde sexual.

O artigo refere ainda outra empresa, a MiFarma – que está longe ser uma loja do sexo – que revelou em comunicado os brinquedos sexuais mais procurados: “Este ano o clítoris ganhou protagonismo, e, portanto, os produtos mais procurados têm estado relacionados com esta parte do corpo feminino”. A empresa revela que os sugadores de clítoris têm sido o produto mais procurado, seguido do anel vibratório da Durex.

O artigo passa ainda em revista as declarações da sexóloga Maria do Céu Santos sobre as novas dinâmicas sexuais entre casais e um caso de uma portuguesa que fatura 6 mil euros por mês a vender conteúdos eróticos online na plataforma OnlyFans.

As sex shop no mundo e as sex shop em Portugal adaptaram-se à realidade, sendo mais do que uma loja do sexo onde ocasionalmente se compram sex toys ou brinquedos sexuais. O contexto reforçou o papel da sex shop nesta nova realidade de distanciamento social.

Paradigmas disso são os brinquedos sexuais e sex toys usados à distância estarem no top de vendas de uma sex shop de Lisboa neste segundo confinamento. É difícil fazer futurologia, mas sabemos que o sexo continuará a ser importante e o conceito de sex shop online irá crescer. Cada vez mais.

Emmet Brickoswki
Emmet Brickowski, o protagonista do Filme LEGO, está no Trendy para escrever sobre tudo o que lhe pedirmos. É um verdadeiro polivalente e tanto o vai a ver a escrever sobre desporto ou sobre pneus de automóveis. Everything is awesome!