Obras de arte da Fundação de Serralves saltam para o Google Arts & Culture

Serralves Arts Culture Google
Serralves Arts Culture Google

A plataforma Google Arts & Culture passou a ter disponíveis todas as obras de arte que estão em exposição em Serralves. A partir de hoje podemos ver online duas centenas de quadros e esculturas que estão no Porto.

Visitar um museu sem ter de lá estar fisicamente: este é o conceito por trás do site Arts & Culture da Google que tanto tem visitar virtuais pelos corredores dos monumentos e galerias, como fotografias individuais de obras de arte.

Em Portugal, já existem vários espaços que estão disponíveis online no Google Arts & Culture: Museu do Traje, Museu do Teatro e Dança, Gulbenkian e Museu Colecção Berardo são alguns dos exemplos que pode encontrar em artsandculture.google.com, se pesquisar por ‘Portugal’, no ícone da lupa que está no canto superior direito.

O mais recente espaço a entrar no Google Arts & Culture é a Fundação de Serralves (Porto), como todas as suas mais de 240 obras, entre pinturas e esculturas. Estas podem ser vistas de duas formas: individualmente, sob a forma de História, ou então com uma visita virtual, como se estivéssemos no Google Street View.

Para ver online as obras de arte da Fundação de Serralves pode usar um computador ou então a aplicação gratuita Google Arts & Culture disponível para iOS e Android.

As fotografias de quadros foram feitas pela Google com uma tecnologia chamada ‘gigapixel’ que permite «captar imagens em muito alta resolução». No site e nas apps podemos depois entrar no modo ‘visão microscópica’ e «ampliar as imagens de modo a visualizar as obras de arte com um extraordinário nível de detalhe, não perceptível a olho nu», explica a Fundação de Serralves.

Toda a colecção deste museu do Porto pode ser vista aqui de forma gratuita e sem limites.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].