Monsantos é o novo restaurante ao ar-livre de Lisboa para almoçar ou jantar em modo ‘Santos Populares’

©Yusuke Kawasaki
©Yusuke Kawasaki

Com três menus onde está reflectida a influência da gastronomia portuguesa, o Monsantos é um novo conceito de restaurante open-air em Lisboa que abre esta semana.

A ideia foi da Food Story que dá, assim, início à vertente de restauração da empresa com a criação de um restaurante ao ar-livre no “pulmão” de Lisboa onde se pudesse almoçar ou jantar em segurança. O resultado é o Monsantos Open Air.

«Temos um espaço com mais de 1500 metros quadrados ao ar livre, em perfeito contacto com a natureza e onde agora se pode vivenciar em segurança as tradições nacionais», explica João Graça, CEO da Food Company (que detém a Food Story).

Menus de almoço e jantar a 15 e 20 euros por pessoa

O Monsantos fica na Quinta de Monsanto, mesmo em frente à Decathlon de Alfragide, na Estrada da Circunvalação, que vai dar ao Ibis e ao Parque de Campismo e está aberto de Segunda a Sexta ao almoço (12 às 15) e de Quarta a Sexta ao janta (19 às 23). Ao fim de semana, não há interrupção durante a tarde: o Monsantos fica aberto das 12 às 23.

O restaurante funciona com um sistema de menus: ao almoço é de 15 euros, ao jantar de 20 e aos fins-de-semana há um único (almoço e jantar de 25 euros). O restaurante quer aproveitar a época dos Santos Populares para cativar clientes e, nesta época, aposta nos grelhados.

Por isso, almoços e jantares têm opções que tradicionalmente encontraríamos nas festas dos bairros de Lisboa: entremeada, piano de porco, frango assado, salsichas e, claro, sardinhas. Mas também há entradas e acompanhamentos: peixinhos da horta, caldo verde e salada algarvia, por exemplo. Cada pessoa tem ainda direito a duas bebidas e a um café.

Ao fim-de-semana o menu do Monsantos tem mais opções

Ao fim-de-semana, o menu é mais extenso: juntam-se moelas estufadas, chico frito, plumas de porco ibérico, batatas gratinadas com queijo parmesão e várias sobremesas. Ao Sábado e Domingo está ainda incluída uma garrafa de vinho ou jarro de sangria para cada duas pessoas ou três cervejas.

O espaço vai ter ainda animação com jogos tradicionais e música com a curadoria da ELEV8. A reserva é obrigatória, com grupos máximos de seis pessoas por mesa, e pode ser feita pelo número 915 865 148.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].