Bistromania: o livro de Ljubomir Stanisic está cheio de receitas e conta uma história de vida

Bistromania Ljubomir Stanisic
Bistromania Ljubomir Stanisic

Escrito a quatro mãos, com a sua mulher Mónica Franco, Bistomania – No Bistro Como em Casa é o mais recente livro do chef Ljubomir Stanisic.

Depois da estreia da segunda temporada de Pesadelo na Cozinha, Ljubomir Stanisic publicou um novo livro de cozinha, que conta a história do Bistro 100 Maneiras.

Mas, além de ter mais de cem receitas de comida ou cocktails e falar sobre o seu restaurante, o livro Bistromania fala também de «arte e música, de pessoas que nos marcam todos os dias, de amigos».

Bistomania tem um mapa astral e muita gastronomia

Ao longo das suas trezentas páginas, vamos entrar na “casa” de Ljubomir Stanisic vamos ler histórias dos bastidores, mandamentos de cozinha e vida ou sugestões de vinhos.

Bistomania – No Bistro Como em Casa tem ainda um Mapa Astral: «Acreditamos nas boas energias», justifica a jornalista. E depois, sim, muita gastronomia. «Temos comida… muita e boa: para picar, para partilhar, para comer com as mãos, para corajosos, para vegetarianos, para gente graúda e miúda, doce e salgada, alcoólica e probiótica, vinhos para sentir», diz Ljubomir Stanisic.

José Quitério assina o prefácio do livro de Ljubomir

O prefácio é da autoria do crítico gastronómico José Quitério, que faz uma Saudação a Ljubomir: «É um persistente lutador, de convicções firmes e estruturadas. Homem inteiro, frontal, de olhar direito, capaz do gesto mais terno e da actuação mais generosa e solitária», pode ler-se neste texto de abertura.

Ao longo do livro, os textos são ilustrados com fotografias do grandede Fabrice Demoulin e há ainda um prefácio do crítico de gastronomia José Quitério.

Escrito em parceria com a sua mulher, a jornalista Mónica Franco, Bistromania (editado pela Leya/Casa das Letras) está a 20,61 euros na Wook.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].