À falta de blockbusters de Verão, há mais filmes portugueses a “estrear” nos cinemas até Setembro

Golpe de Sol ©DR
Golpe de Sol ©DR

Os cinemas NOS vão ter nove estreias de filmes portugueses até Setembro, um número nunca antes visto de projecções em salas nacionais em tão pouco tempo. A explicação: não há filmes de Hollywood para passar.

As razões podiam ser boas, mas não. Temos de ser directos: só há mais filmes portugueses a chegar às salas da NOS porque faltam blockbusters dos EUA para entreter o público. A manobra de contorcionismo é dar este tempo de antena um pouco artificial ao cinema português nas grandes salas de cinema.

O cinema português, que devia merecer mais atenção das grandes distribuidoras (há muitos bons filmes nacionais que se ficam apenas pelas salas que não habitam os centros comerciais), tem agora uma oportunidade de ouro para se mostrar ao público nas salas NOS.

Em nove filmes portugueses para ver, só há três de 2020

Só é pena que a aposta seja tomada pela falta de filmes de Hollywood – pense lá bem: qual foi a última vez que se lembra da estreia (algumas nem são primeiras “estreias” no cinema e a maioria é de 2019) de nove filmes portugueses nas grandes salas, em três meses?

É precisamente isto que vai acontecer nos cinema NOS, a partir de 2 de Julho, com Faz-me Companhia, um filme de Gonçalo Almeida que já passou no MotelX em 2019.

Seguem-se as estreias de Surdina (Rodrigo Areias), Patrick (Gonçalo Waddington) e do documentário Zé Pedro Rock’n’Roll (Diogo Varela) que habitualmente ficariam relegados para salas como o Monumental, o Cinema Ideal ou o Nimas, no caso de Lisboa. Aqui fica a lista completa de estreias:

2 de Julho: Faz-me Companhia (2019)
9 de Julho: Surdina (2019)
23 de Julho: Patrick (2019)
30 de Julho: Zé Pedro Rock’n’Roll
6 de Agosto: Impossibilidade de Estar Só (2020)
13 de Agosto: Golpe de Sol (2018)
20 de Agosto: Alice Nova Iorque e Outras Histórias (2019)
17 de Setembro: O Som Que Desce da Terra (2020)
24 de Setembro: O Ano da Morte de Ricardo Reis (2020)

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].