Regras de reabertura dos restaurantes a 18 de Maio: DGS dá mais de 40 orientações a seguir

Regras Restaurantes ©Louis Hansel
Regras Restaurantes ©Louis Hansel

A directora-geral da Saúde Graça Freitas assinou hoje um documento que define as novas regras para os restaurantes que queiram reabrir a partir de 18 de Maio.

São mais de trinta, as «medidas a adoptar para a diminuição da transmissão da COVID-19» nos restaurantes portugueses e devem ser seguidas pelos espaços que quiserem abrir a partir de 28 de Maio.

Como já era esperado, a lotação dos restaurantes vai ser diminuída, mas não é definida uma regra geral. A DGS diz apenas que a «capacidade máxima deve ser reduzida para assegurar o distanciamento físico recomendado de dois metros». Este número terá de ficar afixado num local visível, no restaurante.

Buffets e self-service são desaconselhados pela DGS

A DGS recomenda ainda que as esplanadas devem ser «privilegiadas» e usadas «sempre que possível», assim como os serviços de take-away. Em relação à ocupação das mesas, pessoas que foram juntas podem sentar-se como era habitual (frente a frente ou lado a lado), mas a distância para outros clientes deve der de dois metros.

O que também deixa de ser recomendado são os buffets, o self-service e a permanência de pessoas ao balcão. As reservas de lugar também devem ser «incentivadas». Sobre idas à casa de banho, a DGS diz que a «circulação das pessoas para as instalações sanitárias deve ocorrer em circuitos onde seja possível manter a distância adequada».

O documento completo que define todas as regras (mais de 40) que os restaurantes devem seguir a partir de dia 18 de Maio podem ser lidas em PDF, no site da Direcção-Geral da Saúde.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].