Zomato Contactless: será assim a nova vida dos restaurantes depois do Estado de Emergência?

Zomato Contacless ©Ant Rozetsky
Zomato Contacless ©Ant Rozetsky

Já não há dúvida (se alguma vez chegou a existir) de que a restauração é das actividades mais afectadas pela pandemia de COVID-19 e das que mais vai mudar este ano. Será esta proposta da Zomato um desses sinais?

Ninguém sabe muito bem como é que nos vamos portar quando for possível voltar a comer num restaurante? As mesas vão poder ter muitas pessoas? Como serão os jantares com várias pessoas? Qual é o limite tolerável numa sala?

O mais certo é que o regresso ao modelo que sempre conhecemos e que foi proibido pelo decreto do primeiro Estado de Emergência ainda demore uns meses, mas também é verdade que a vida tem de regressar, aos poucos, à normalidade.

O Zomato Pay abriu caminho para o novo Zomato Contacless

Para ajudar a ganhar confiança nessa fase, a Zomato desenvolveu numa nova forma de ter uma experiência «segura» num restaurante, «assim que as limitações atuais forem removidas».

A novidade é o Zomato Contacless, que surge um pouco na sequência do Zomato Pay, uma forma de pagamento pela app e que já dispensava o uso de cartão ou dinheiro, no local. A ideia é ter uma aplicação que «elimina o contacto habitual em restaurantes».

Menus, pedidos e facturas: passa tudo a ser digital

Com o Zomato Contacless, passa a haver um «menu digital, um pedido digital e um pagamento digital» – a app vai passar a servir para ler um código QR que fica nas mesas dos restaurantes aderentes e, com isso, conseguimos fazer o pedido que quisermos a partir do menu que surge no telefone.

©Zomato Contactless Info

Na altura do pagamento, entra em cena o Zomato Pay e, como já acontecia, não há emissão de facturas e recibos em papel; o que desaparece, também, são os menus físicos: «Deixará de haver tempo de espera para fazer o pedido ou pagar a conta, tornando toda a experiência muito mais simples», promete a Zomato.

Para já, a Zomato está a «trabalhar com restaurantes» para os preparar para o Zomato Contactless e deixa um aviso: «Após a quarentena, todos entramos numa nova era da restauração».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].