Posso Ir? Conheça a app que lhe diz se está fila à porta do supermercado e mostra o tempo de espera

Posso Ir ©Ian Art Photography
Posso Ir ©Ian Art Photography

Tal como a Tools4Edu, este é mais um projecto saído da plataforma de colaboração #tech4COVID19. A app Posso Ir é uma espécie de Waze ou Beachcam das filas dos hiper e supermercados.

Para saber se está trânsito num determinado local, e evitarmos ir por um determinado caminho, usamos uma app como o Waze; se o objectivo é saber se determinada praia estava com boas ondas para surfar, vemos as imagens em directo na Beachcam.

É verdade que qualquer um destes recursos está agora bastante limitado, em virtude do fecho das praias, do isolamento social e da limitação de circulação, por isso as nossas preocupações agora são outras, como por exemplo: será que está uma grande fila para entrar no supermercado onde quero ir fazer compras?

Classificação das filas na app Posso Ir tem três níveis

Agora já é possível saber isso. A app Posso Ir permite saber como está o acesso a vários super e hipermercados, se estão grande filas ou se a entrada está a ser feita de forma tranquila e sem confusão. A ideia foi das startups Lapa (a empresa que criou o primeiro localizador Bluetooth português) e Visuallity.

Como no Waze, esta app também vive da contribuição dos utilizadores, neste caso de quem vai aos supermercados, ou então mesmo dos responsáveis pelas superfícies comerciais. Todos podem adicionar o estado das filas na app para que saibamos em tempo real, antes de sair de casa, onde é que há mais ou menos problemas.

App Posso Ir @Lapa Studio

A classificação das filas pode ser feita com recurso a três níveis: o verde ‘Sem Fila’ (até cinco minutos de espera), o amarelo ‘Média’ (entre 5 e 20 minutos) e o vermelho ‘Longa’ (mais de 20 minutos). A app Posso Ir é gratuita e pode ser descarregada para iOS e Android. Pode ler mais pormenores no site da PCGuia.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].