COVID-19 Portugal: há um novo site com números e gráficos sobre o contágio do novo Coronavírus

COVID-19 ©Fusion Medical Animation

A ideia foi do madeirense José da Silva e, além de ter o objectivo de informar sobre o avanço do surto do SARS-CoV-19 em Portugal (e no mundo), também tem uma missão solidária.

José da Silva é estudante de Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, está actualmente na Madeira, e viu uma oportunidade para abrir um site com duas vertentes: informativa e solidária.

O estudante criou o COVID-19 Portugal onde, de acordo com dos dados oficiais da DGS e com a ajuda da plataforma Datawrapper (que ilustra dados com mapas, tabelas e gráficos), há uma série de informações visuais sobre o estado do contágio do novo Coronavírus em Portugal.

Gráficos sobre todos os dados do Coronavírus em Portugal

Mas não é só. O site mostra ainda os principais dados mundiais: casos confirmados, recuperados, mortes e activos; esta informação surge num gráfico de barras, com os números de cada país em ordem decrescente. Mais interessante é um gráfico animado onde podemos ver o avanço ao longo do tempo (começa a 22 de Janeiro) dos casos de contágio de SARS-CoV-19 em todo o mundo – está no fundo da página.

Contudo, a maior parte da informação do site é, claro, sobre Portugal: há gráficos específicos que mostram os casos acumulados, os recuperados, os novos casos e a taxa de crescimento, assim como um com o factor de crescimento: «É o número de vezes pelo qual os casos se multiplicam por si», explica José da Silva, no site.

Outro dos gráficos mostra-nos a evolução da taxa de fatalidade em Portugal, ao mesmo tempo que explica a diferença em relação a outro indicador: a taxa de mortalidade do Coronavírus. Ao longo do site há ainda gráficos que mostra os casos divididos por região, por faixa etária e por sexo.

COVID-19 Portugal ©José da Silva

Contactos de restaurantes, farmácias e mercearias da Madeira

A segunda componente do site COVID-19 Portugal é a solidária. Actualmente a viver na Madeira este período de isolamento, José da Silva aproveitou para «criar uma ação de solidariedade tendo em conta a forma como pequenos estabelecimentos estão a ser afetados por esta pandemia».

O resultado é um directório onde são partilhados contactos: em ‘Serviços em Casa’ estão listados contactos e informações de restaurantes que entregam em casa ou têm serviço de take-away, de farmácias e de outros estabelecimentos, como mercearias, charcutarias e talhos – tudo na Madeira. Se clicarmos na bandeira desta região autónoma, no menu de topo, temos ainda acesso a uma lista de contactos das autoridades de saúde e segurança da ilha.

Finalmente, José da Silva criou ainda uma área de ‘Notícias’ onde vai reunindo artigos sobre acontecimentos na Madeira e em Portugal Continental e outra secção de ‘Estatística’ mas dedicada a traçar o perfil da evolução do SARS-CoV-19 no resto do Mundo.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].