O novo Fiat 500 é eléctrico, tem uma versão especial de lançamento e pode ser encomendado em Portugal

©Fiat 500 Electric Portugal
©Fiat 500 Electric Portugal

Um dos automóveis eléctricos mais recentes a chegar ao mercado é uma versão do clássico Fiat 500, que conta ainda com vários elementos feitos em plástico recolhido dos oceanos.

É um dos modelos mais reconhecidos da Fiat. O 500 (ou Cinquecento) chegou, pela primeira vez ao mercado, em 1957 e foi produzido pela marca italiana durante quase vinte anos, até 1975. Durante este tempo, saíram da fábrica quase quatro milhões de Fiat 500 e o automóvel tornou-se um ícone de estilo e de design.

A popularidade do Fiat 500, aliado ao revivalismo que se viveu durante a segunda metade dos anos 2000, levou a marca a relançar um novo modelo deste automóvel, com um design inspirado nas linhas originais: em 2007 era lançado o Nuova 500, que foi descontinuado pela marca em 2019.

Pré-vendas do Fiat 500 em Março; carros chegam em Outubro

Quase todas as marcas apostam na electrificação, com alguns modelos especiais ou, em certos casos, com opções híbridas em toda a frota (como a Volvo), e a Fiat não é diferente – já em 2013 tinha anunciado um 500 eléctrico, que não chegou a ser directamente vendido em Portugal. Ainda assim, é possível encontrar alguns modelos destes à venda, como este que está na Zeev, uma empresa que vende vários veículos eléctricos – custa 16 950 euros.

Desta vez, a marca fez questão de lançar o seu novo Fiat 500 eléctrico em Portugal, uma vez que a electrificação de veículos se tem afirmado como uma forte tendência e pelos suas concorrentes já terem soluções do género – as vendas de automóveis eléctricos tem aumentado e este era uma oportunidade que a Fiat não podia perder de também ter uma opção equivalente.

Este automóvel vai, inclusive, ter uma edição especial de lançamento com quinhentas unidades, La Prima, que estará disponível em Portugal em pré-venda a partir de 16 de Março, com as primeiras entregas a estarem marcadas apenas para Outubro. Ainda com as pré-vendas por iniciar, já se sabe o preço das versões base: 37 900 euros (valor sem incentivos).

©Fiat 500 Carregamento

Cores do novo Fiat são uma homenagem à Natureza

O novo Fiat 500 (que esta semana ganhou uma versão em LEGO) eléctrico tem ainda outra característica sustentável: a integração de materiais têxteis criados com plástico recolhido do fundo do mar, pela iniciativa Seaqual; a marca garante que este é a «primeira vez» que este tipo de recurso é usado na indústria automóvel.

Com uma autonomia de 320 km (bateria de 32 kW compatível com uma velocidade de carregamento de 85 kW, que não está disponível postos públicos nacionais), este Fiat pode ser encomendado em três cores: Verde Ocean, Azul Celestial e Cinzento Mineral, que homenageiam outros tantos elementos – água, ar e terra.

Para promover o novo Fiat 500 eléctrico, a marca convidou Leonardo DiCaprio, que é conhecido pelo seu activismo ambiental, para fazer uma campanha em vídeo chamada All In, que está disponível de forma integral no YouTube. Para mais informações e detalhes sobre este modelo por aceder ao site da oficial da Fiat.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].