Depois do Chiado e do Mercado da Ribeira, os Pastéis de Nata da Manteigaria têm uma nova casa em Lisboa

©Manteigaria Rua Augusta
©Manteigaria Rua Augusta

A loja mais conhecida da Manteigaria será a do Chiado, mesmo em frente ao Largo do Camões, mas esta fábrica de Pastéis de Nata também tem uma banca no Mercado da Ribeira. Agora há uma nova loja na capital.

Fica nas instalações da antiga Camisaria Pitta (que se muda para Arroios), que, como lembra a marca «serviu a Casa Real portuguesa e as elites de Lisboa. Mas, agora, o que vai dar pano para mangas serão os Pastéis de Nata que a Manteigaria já começou a vender no sue novo espaço.

A nova loja fica na Rua Augusta e ocupa os números 195-197; como já tinha acontecido no Chiado, a Manteigaria mantém a traça do espaço original e faz apenas pequenos ajustes para adaptar o negócio.

Manteigaria respeitou a arquitectura da Camisaria Pitta

A fachada da Camisaria Pitta, por exemplo, mantém-se inalterada, assim como o chão em «mármore lioz rosa, com o nome da loja inscrito», sublinham os responsáveis por esta fábrica de Pastéis de Nata que, em Lisboa, rivalizam sobretudo com os Pastéis de Belém.

Esta é a quinta loja da Manteigaria em Portugal e eleva para três os espaços em Lisboa, depois do Chiado e do Mercado da Ribeira. No Porto há duas: Bolhão e Clérigos. Aqui, cada Pastel de Nata custa 1,10 euros, com a possibilidade de comprar caixas de duas e seis unidades, por 2,20 e 6,60 euros.

©Manteigaria Lisboa Rua Augusta

Na nova Manteigaria (aberta das 8 às 24 horas, todos os dias), como acontece nas outras lojas da marca, só se pode mesmo comer Pastéis de Nata, ou seja, não há qualquer outra opção de bolos ou salgados; no menu de bebidas há café, capuccino, chás, refrigerantes e Vinho do Porto.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].